O LANÇADOR DE DISCOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

discob.

O Lançador de Disco, também conhecido como Discóbolo trata-se de uma das esculturas mais importantes da história da arte, e remonta a cerca de 450 a.C., feita por Míron (480 a.C a 449 a.C.), que viveu a maior parte de seu tempo em Atenas e que tinha predileção por representar atletas. O artista preferia o bronze ao mármore. Pois o primeiro era maleável, o que lhe permitia dar às suas obras posições mais dinâmicas, detalhes mais realistas, além de serem mais fáceis de serem transportadas. Míron retratou o atleta no momento em que esse se encontra imóvel, concentrando-se para o arremesso do disco. Seu corpo retraído mostra a sua anatomia perfeita.

O atleta tem o braço direito para trás, com a mão segurando o disco, e joga todo o peso sobre o pé direito. Seu corpo nu permite ver todos os seus músculos flexionados. Apesar de delicado, há força e vigor no seu corpo. Sua cabeça está voltada para o disco. Seu rosto não demonstra preocupação ou força, como se se tratasse de um movimento habitual. É possível notar a harmonia dos músculos bem proporcionados.

O Discóbolo de Míron não se encontra mais na sua versão original, pois a obra acabou se perdendo no tempo. Ainda bem que restaram algumas cópias romanas da escultura, geralmente em mármore, embora tragam pequenas diferenças entre si, o que torna difícil saber com exatidão como era de fato a obra original. É uma das estátuas mais conhecidas da arte grega e a estátua mais famosa de um desportista em ação.

A primeira cópia do Discóbolo foi encontrada em 1781, em Roma. Foi tomada por grande interesse por parte dos neoclássicos dos séculos XVIII e XIX, que a viram como a representação perfeita do movimento corporal. Muitas cópias têm sido usadas por estudantes de escultura, pintura e desenho, além de ter se transformado num ícone da cultura corporal.

É importante saber que a posição da escultura não corresponde ao movimento real que o atleta faz ao lançar o disco. O artista tudo pode na sua representação.

Dados técnicos
Cópia romana do original em bronze 1,55m de altura
Localização: Munique, Alemanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *