O QUE FIZ DE BOM HOJE PARA OUTREM?

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

        

Vivemos na geração da rapidez, da pressa, estamos sempre atrasados, e sempre existe algo a ser feito. No meio de tanta correria, fica difícil parar por alguns momentos para observar o outro em suas necessidades. Será que o senhor sentado ao meu lado está precisando de algo? Como anda a vida daquela menina que acabou de passar por mim? Como eu poderia deixar o dia daquela pessoa melhor? Esse tipo de pergunta raramente passa em nossa mente. Falta espaço, nos dias de hoje, para um bem maior – a gentileza.

A gentileza é uma forma de atenção, de cuidado, que torna os relacionamentos mais humanos e menos ríspidos. Quem pratica a gentileza tem boa vontade, é uma pessoa cuidadosa e delicada para com os outros. Fazer as coisas pelos outros é uma poderosa ferramenta para reforçar nossa saúde e felicidade, como veremos no transcorrer deste texto.

Estudos científicos mostram que ajudar os outros tem diversos benefícios, a citar:

  • impulsiona a felicidade;
  • aumenta os níveis de satisfação pessoal;
  • aumenta nossa sensação de competência;
  • melhora o humor e reduz o estresse;
  •  ajuda também a mudar o foco de nossos problemas cotidianos.

Em outras palavras ajudar o outro significa, em última instância, ajudar a si próprio. Já pensou nisso?

Estudos sugerem que há forte relação entre a felicidade e ajudar o próximo em cada uma das idades. Por exemplo, crianças na pré-escola e, que são mais empáticas, têm um “estado de espírito” mais feliz; estudantes do ensino médio que se envolveram com o voluntariado de alguma forma são mais produtivos. De igual forma, trabalhadores adultos que estavam mais felizes no local de trabalho foram mais propensos a ajudar os outros. Voluntariar-se também apresentou muitos benefícios para pessoas idosas, incluindo mais felicidade e satisfação em viver. Uma organização nascida em São Paulo e fundada por Renata Quintella (www.institutoanossajornada.org/por-renata-quintella/) tem foco no conceito: “O que posso fazer por você agora?”. Tem uma fórmula simples, sair às ruas para ajudar pessoas desconhecidas. Vale a pena entrar no site e conferir.

Atualmente já existem evidências de que tudo isso leva a um círculo virtuoso – felicidade nos faz doar mais, doar mais nos faz mais feliz, e assim por diante. Cientistas estão explorando a evolução do altruísmo, da cooperação, da compaixão e da gentileza. Se as pessoas se comportam de modo altruísta, muito provavelmente serão mais queridas e assim geram e fortalecem os contatos sociais. É certo que o trabalho voluntário e outras atividades sociais de ajuda ao próximo são um indicador de quão satisfeitas estão as pessoas. O egoísmo não leva ninguém a lugar nenhum. Temos que ajudar o outro para termos ajuda. Tudo nessa vida é recíproco, tudo que fazemos, seja de bom ou ruim, sempre volta, e volta em dobro. Encontre dentro de você a motivação para ajudar pessoas, mostrando que existem soluções para os problemas do dia a dia. Ajudar o outro é se encontrar. Então, o que você pode fazer por alguém hoje?

Nota: imagem copiada de Meus sonhos de vida!!!

2 comentários sobre “O QUE FIZ DE BOM HOJE PARA OUTREM?

  1. Mario Mendonça

    Prezada Lu Dias

    Isso é pra evoluídos, visto que somos racionais! E na atual conjuntura, impossível!

    Abração

    Mário Mendonça

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *