PALAVRAS PARA LAURA
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Celina Telma Hohmann

Laura!

Do latim laurus, significando “Vitorioso”, “Triunfal”. Já trouxe no nome a força e, hoje, em plena fase de abrir todas as portas e janelas, às voltas com os tormentos do existir. Você tem a facilidade da escrita, que é o que há de mais difícil, posto que nem todos são detentores deste poder que é grande. Se escreve tão bem e faz pesquisas com um quase assustador meio de decifrar-se, tem o discernimento para descobrir que faz consigo o que muitos – e aí me incluo – usam da autossabotagem para não prosseguir, como uma preguiça que dói e nos prende ao nada.

Laura, você dispõe dos recursos que a muitos não é acessível. Sobra em si uma sabedoria formal, até além daquela que sua idade permite, adquirida, ao que demonstra, pela sua facilidade em aprender, mesmo quando cita que o ensino foi algo a que nem deu muito valor. Primeira das suas negativas é essa. Você soube extrair do ensino o melhor que ele lhe ofereceu, mesmo não dispondo das sonhadas “ferramentas fornecidas pela Prefeitura”. Não nos tornamos melhores ou piores se faltam ou sobram possibilidades. Não as tendo, podemos encontrá-las em nós mesmos, não esperando ou culpando fracassos (que não é o seu caso) pela falta de oportunidades. Oportunidades são exatamente o quê? Já fui jovem. Já tive vinte anos e, como você, também me senti perdida, sabe por quê? Porque eu estava acima da média, como muitos estão, mas dentro da mesmice que nos chateia…

Meu primeiro trabalho foi aos treze anos e nunca mais parei, até que, parando, veio o vazio real. Obviamente vocês, jovens de hoje, têm menos chances de um trabalho formal, considerando que nosso país não oferece muito aos jovens que estão à busca de trabalho, mas isso não os põem na condição de inúteis, vazios…Vocês não são isso, exceto se desejarem! O olhar para o passado é bom, mas olhar só para justificar o caos do presente é destruir a semente que já está germinando. Abra-se para o novo, minha linda! Arregace as mangas, descubra-se capaz (e o faça com fidelidade absoluta)! Colha, depois, o que plantou, pois, se plantar amarguras, terá uma colheita sofrida.

Entendo como você se sente, Laura, ao não saber qual direção tomar. Cada um de nós, aqui neste cantinho, veio com lágrimas, por vezes reprimidas, mas com tanta necessidade de sair do casulo, que o passo, por vezes tão doloroso, resultou não no remédio imediato, mas na compreensão, que é o que buscamos. Colocamos nossas histórias em trechos, por vezes desrespeitando a concordância, a regência, o correto uso da escrita, mas na busca desesperada por um ombro amigo que parecia distante.

A vida é uma sinfonia, Laura, na qual se encontram partes que poderão nos deliciar com as mais suaves notas e outras que nos farão sofrer. Um dedilhar descuidado, um ouvido não atento ou um coração em compasso desajustado não resultará em harmonia, embora ela seja tão procurada e na maior parte das vezes tão menosprezada. Existe, mas não a ouvimos e se ouvimos, não conseguimos decifrar o novo som… Nossa capacidade em afastar o que nos faz bem é grande. Carregamos o poder de destruir nossos sonhos.

Laura, não existe vida sem sonhos! Vegetar não faz parte do nosso processo, não, em seu estado mais natural! Sei que deveria lhe dar o colo que precisa, olhar em seus olhos, segurando suas mãos e dizer: menina, siga! Não estão no mundo as respostas que busca. O mundo se basta a si mesmo. Ele é e pronto! Fazer dele bom ou mau depende de cada um de nós. E aqui, é importante esclarecer que não podemos culpar os outros, ou esperar dos outros, ou pelos outros que nossos caminhos se abram. Quando nossas primeiras células, de forma maravilhosa foram se duplicando, multiplicando, fazendo-nos um humano, já estava escrito o que seríamos: uma pessoa!

Você é GENTE, Laura, portanto, seu compromisso consigo mesma é descobrir seu melhor lado e com ele explorar todo o potencial que tem – e tem muito – e fazer o gol (obviamente chutando a bola) e correr para o abraço. A vida precisa que você dê a ela o valor que ela lhe deu, criando-a perfeita em todas as suas faculdades físicas e intelectuais. Através dela, você recebeu a bênção de ser alguém especial. Quando houver conflitos de sentimentos, considere-se normal, mas jamais, em hipótese alguma se dê o direito de julgar-se mais sofrida ou inferior a quem quer que seja. Se no calor que sufoca buscamos a sombra e no frio exagerado o mais quentinho dos abrigos, então, na sofreguidão da alma e nas buscas por respostas, façamos o mesmo! Sempre haverá, num cantinho, por vezes ainda não explorado! Não se sinta só!

Um abraço quente, uma compreensão meio durona, mas um carinho à doce fase da juventude!

Nota: a ilustração é uma obra de Pablo Picasso, Mulher Adormecida com Persianas.

4 comentários sobre “PALAVRAS PARA LAURA

  1. Celina Telma Hohmann

    Desejo,sinceramente, que a Laura sinta-se compreendida e tenha renovado o ânimo, caminhando em busca do equilíbrio tão necessário quando estamos meio confusos.E na idade dela, nessa juventude que oferece tanto, descobrimos que há tantas dores e dá uma vontade de pegá-los no colo,abraçá-los e dizer-lhes: Não, não se deixem abater! Não é tão simples, mas um afago na alma é um bom remédio.Como sou da fase dos boticários, por vezes escolho um composto de gosto ruim, mas é o que faz efeito!

    Abração amiga do “nosso cantinho”!

    Responder
    1. Laura Alencar

      Celina

      Estou me sentindo confortavelmente aconchegada. Senti seu abraço, mesmo sem ser tocada fisicamente. Minha alma foi abraçada. Gratidão por cada palavra que foi dita por você, e por cada pessoa nesse cantinho. Tomo a liberdade de dizer que já me sinto em casa, no “nosso cantinho”.

      Um abraço bem forte, temperado de gratidão e alívio.

      Responder
  2. Ana Maria

    Uau! Que belo texto, Celina.

    Esse cantinho é maravilhoso, aqui as palavras são um meio de nos sentirmos muito próximos de pessoas que nunca vimos. Fiquei muito tocada com as palavras da Laura e com as tuas também. Estarei aqui, acompanhando os comentários. Espero que a Laura leia todos os recadinhos mandados para ela. Sempre aguardo novidades dos nossos amiguinhos. As vitórias de cada um é mais uma dose de esperança para nós, que temos uma grande força para vencer, que infelizmente a subestimamos muitas vezes.

    Um abraço com carinho para você, para a Laura e para a Lu!

    Responder
  3. LuDiasBH Autor do post

    Miss Celi

    Não pude deixar que suas palavras, direcionadas a Laura, ficassem apenas para ela. Achei que todos nós merecemos ter conhecimento delas. Foi por isso que as transformei num maravilhoso texto, pois também é direcionada à maioria de nós que muitas vezes fraquejamos na nossa trajetória. Como deixa claro, podemos cair um sem conta de vezes, mas desistir de levantar JAMAIS!

    Obrigada, minha terna amiga e escritora maravilhosa, pela sua sensibilidade e por compartilhar conosco seus sentimentos e emoções.

    Abraços,

    Lu

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *