PEDRAS, CORES E PROPRIEDADES

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

 pedras

Apesar de não ser uma pessoa mística ou ligada à magia, sempre nutri um grande interesse pelos cristais. Eles me atraem, sobretudo pela riqueza das cores que apresentam. Mas vejo que não estou só nesta paixão, pois, ao ler A Magia das Pedras e Cristais, de Barbara de Lellis (Editora Planeta), vejo que as pedras sempre impressionaram os homens, em todas as eras, e eles lhes deram as mais diferentes simbologias, sobre as quais tentaremos nos inteirar aqui.

As pedras chegaram a ser consideradas como seres vivos, carregados de milhares de anos de experiência e, por isso, podiam desvendar para os homens todos os segredos que haviam escutado através dos séculos. Mas somente os homens especiais poderiam auferir de tais poderes. Quem nunca ouviu falar na “pedra negra de Kaaba”, relíquia mais venerada do Islã, ou do famoso betilo bíblico, o “bet-el”, pedra usada por Jacó como travesseiro? Ou sobre o diamante “koh-í-noor” (Montanha de Luz) capaz de trazer a morte para qualquer homem que o tocar, segundo um mito, mas sendo inofensivo às mulheres, possivelmente encontrado há mais de cinco mil anos, guardado hoje com a máxima segurança na Torre de Londres? São tantos os mitos e mistérios sobre as pedras. Ainda voltaremos a falar sobre eles.

Dentre os vários usos atribuídos às pedras está a Gemeoterapia, ciência que utiliza os cristais para a cura, baseando-se no princípio fundamental: as vibrações atômicas e moleculares que dão origem à vida. Sendo que do ponto de vista energético, as pedras podem ajudar a humanidade a encontrar saúde, bem-estar e vida plena.

Propriedades das pedras de acordo com a cor:

Vermelho – ágata vermelha, granada, rubi
Excitante, estimulante e intensificadora dos sentimentos. Combate qualquer doença que inibe os movimentos. Relacionado com a energia sexual, ajuda a resolver problemas de impotência, frigidez e esterilidade.

Laranja âmbar, quartzo fumê, topázio
Também é estimulante e ativa, contendo energia reprodutora e intelectual. Alivia desânimo, alergias emocionais, repressão, timidez, digestão e estimula a tireóide.

 Amarelo – citrino, topázio, jacinto
Cor do intelecto e da inteligência e age diretamente no equilíbrio mental. Usada no tratamento de doenças mentais, traz autoconfiança, combate a depressão, melhora o sistema linfático, energiza o fígado, vesícula biliar, olhos e ouvidos.

Verde esmeralda, jade, turmalina
É a cor da intuição e da sabedoria. Simboliza a natureza e a harmonia. Equilibra a mente e o corpo. Ajuda na regeneração celular, cura feridas, cortes, cicatrizes e infecções.

 Azul safira, água-marinha, ágata azul
Cor refrescante e tranquilizadora aliviando a excitação. Ajuda a dormir, alivia a depressão e combate a febre, infecções, irritação e queimaduras.

Anil – lápis-lazúli, azurita, safira
Cor tranquilizante e pacificadora, estimula o lado criativo e intuitivo do cérebro. Ajuda no tratamento de neuroses, nas alterações emocional ou mental. Atua como sedativo e ajuda a reduzir hemorragias internas e externas, assim como no nos poderes da intuição.

Violeta ou púrpura – ametista, fluorita
Protege e regenera. É a cor da criatividade, da inspiração e da espiritualidade. Promove a cura através da música, da cor, do movimento e do som. Eficaz para tratar resfriados e insônia.

 Preta – turmalina negra, ônix, obsidiana
Protege contra as energias negativas. Combate as angústias, medos, bloqueios, inveja, ciúmes e ressentimentos. Melhora os transtornos do fígado.

Obs.: muitos cristais (pedras) podem apresentar uma grande variedade de cores.

Nota: Imagem copiada de maisequilibrio.terra.com.br

2 comentários sobre “PEDRAS, CORES E PROPRIEDADES

  1. Tereza Maria de Magalhaes

    Lu, estudei cromoterapia e verifiquei seus efeitos. A cor, realmente, tem muita influência no psico-emocional e se reflete no “soma” (corpo). No passado, muitos tratamentos eram feitos com banhos de luz infra-vermelho ou ultra-violeta. No vestuário, nos móveis e adornos e, claro, nas pedras, a cor é fator coadjuvante no processo de bem viver. Harmonia, sintonia e paz! Beijo!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Tetê

      O mundo das cores é realmente fascinante.
      Elas realmente possuem grande influência sobre a vida das pessoas.
      Daí a importância delas nos ambientes.
      Gosto muito do verde e do azul.
      Quando quiser, poderá nos enviar um artigo sobre o assunto.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *