Pedro Américo – CARICATURA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pedramcar

O pintor brasileiro Pedro Américo fez uma caricatura de sua própria pessoa. Ele se apresenta saindo de dentro de uma cartola, como se fosse um coelho.

Seu rosto alegre apresenta um enorme bigode, com as pontas viradas para o lado, acima de uma boca com os dentes visíveis. Uma barbicha num queixo pontiagudo complementa-o. É interessante observar como o artista colocou seus inseparáveis óculos: ao contrário de como é usado, tendo as lentes com a base virada para cima.

O pintor veste trajes da época, e traz na mão direita um enorme esfuminho, enquanto acena com a esquerda. À sua direita, saindo de dentro da cartola, são vistos alguns desenhos toscos de animais. Seu cabelo encontra-se em desalinho.

Ao que se sabe, o pintor gostava de fazer caricaturas.

Ficha técnica
Ano: 1867
Dimensões: 37,8 x 25,1 cm
Técnica: grafite sobre papel
Localização: Acervo do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Fonte de pesquisa:
Pedro Américo/ Coleção Folha

2 comentários sobre “Pedro Américo – CARICATURA

  1. Edward

    LuDias

    A caricatura é uma arte extraordinária, pois é a manifestação humorística de que o artista se vale, principalmente, para fazer sua crítica e colocar, por vezes, em uma simples caricatura, a nocaute todos os argumentos que o contraria. Só não gosto da caricatura que revela emoção de ódio, de intolerância, cólera, onde se observa uma intensa aversão, ora por raiva ora por todas as formas de preconceito. Com estas exceções, gosto muito de caricaturas.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Ed

      Sou como você. Gosto da caricatura inteligente, que faz rir sem exalar ódio.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *