Picasso – MULHER CHORANDO

Autoria de LuDiasBH

mucho

Seus temas foram seus amores. ( Henri Kahnweiler)

 Para mim, ela é a mulher chorando. Por anos eu a pintei em torturadas formas, não através de sadismo, e não com prazer. Apenas obedecendo a uma visão que se forçou em mim. Era a realidade profunda, não o superficial. (Picasso)

Dora, para mim, sempre foi uma mulher chorando. […] E é importante, porque as mulheres são máquinas que sofrem. (Picasso)

A composição Mulher Chorando é uma obra do pintor espanhol Pablo Picasso, que tinha por hábito pintar suas mulheres. No transcorrer de seu relacionamento com Dora Maar, Picasso pintou-a de várias maneiras, sendo algumas realistas, outras alegres, outras sofridas ou ameaçadoras. Revisando sua obra, fica claro que sua vida particular, ou seja, seus amores, sempre influenciaram na evolução de sua pintura.

O quadro acima é um retrato de Dora Maar, sua quinta mulher. Foi pintado no mesmo ano de sua obra mais famosa: “Guernica”. Menos de dois anos depois eclodiria a Segunda Guerra Mundial. Além de espelhar a angústia coletiva que já se fazia presente naquela época, também refletia as agruras que haviam acontecido em sua pátria, na lembrança cruciante da Guerra Civil Espanhola. Em suma, esta obra retrata o sofrimento de uma época, como o visto nos olhos da mulher retratada, a Mãe Dolorosa.

É sabido que os amores do artista exerciam grande influência em sua arte,  sendo a inconstância uma constante em sua vida. Portanto, Mulher Chorando também traduzia  a convivência complexa e sofrida que ele tinha com Dora Maar, uma fotógrafa e intelectual de esquerda, de origem croata, que se transformou em sua nova amante, e passou a ser a sua modelo preferida. O temperamento sensível dessa mulher estava sendo destroçado pelo dia a dia com o artista, cujo relacionamento acabou de maneira trágica, e também pela guerra que se avizinhava. Ela foi vitimada pela doença mental, da qual jamais voltaria a recuperar-se.

Ficha técnica
Ano: 1937
Técnica: óleo em tela
Dimensões: 60 x 49 cm
Localização: coleção particular

Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Editora Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *