Picasso – VIDA

Autoria de LuDiasBH

picasso12345

A tristeze serve para a meditação e a dor é o fundo da existência. (Pablo Picasso)

A composição Vida do pintor espanhol Pablo Picasso faz parte de sua “fase azul”, relacionada com o seu estado de tristeza, após perder seu amigo Carlos Casagemas, que se suicidou em razão de um amor não correspondido. Também aumentou o comportamento depressivo do artista uma visita feita à prisão de Saint-Lazare, onde se deparou com prostitutas enfermas e abandonadas.

O quadro Vida apresenta um casal jovem, com a mulher completamente nua, apoiada docemente em seu companheiro, que veste apenas uma tanga. Seu olhar tímido está direcionado para o chão e o de seu companheiro para a direita. De frente para o casal, está uma mulher de perfil, toda vestida, tendo apenas os pés, pescoço e cabeça descobertos. Ela envolve um bebê, que se encontra dormindo, e tem apenas a cabeça a descoberto, em seus braços. As figuras são magras e alongadas. A ambientação da obra é indeterminada. O pavimento é esverdeado e o fundo é feito em vários tons de azul

A mulher com o bebê encara o casal com um semblante sério. E este, por sua vez, desvia o olhar. O rapaz traz o dedo da mão esquerda suspenso, como se participasse de uma conversa. Entre as três personagens estão dois quadros. O superior mostra um casal nu, sentado e abraçado, num trágico desespero. O inferior apresenta uma mulher, assentada, com a cabeça recostada nos joelhos, também aparentando uma profunda tristeza. A cor azul domina toda a composição, numa melancólica monocromia.

Picasso traz à baila o amor, a morte e as relações entre os sexos opostos, possivelmente, motivada pela morte do amigo, em razão de um relacionamento amoroso que não dera certo. Esta pintura possivelmente representa uma alegoria, ainda não desvendada.

Observação: embora Picasso pensasse em dar ao jovem nu suas próprias feições, acabou optando pelas do amigo, que havia se suicidado, Carlos Casagemas.

Ficha técnica
Ano: 1903
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 197 x 127,3 cm
Localização: The Cleveland Museum of Art, Cleveland, EUA

Fontes de pesquisa
Picasso/ Coleção Folha
Picasso/ Abril Coleções
Arte Moderna/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *