Pieter Bruegel, o Velho – A TORRE DE BABEL

Autoria de LuDiasBH

atoba

A composição denominada A Torre de Babel é uma obra do pintor Pieter Bruegel, o Velho, cujo tema é inspirado em Gênesis (11: 1-9), no Antigo Testamento. Babel era o nome hebreu para a cidade da Babilônia, que ficava na Mesopotâmia. O artista fez três pinturas usando esse mesmo tema bíblico.

Segundo o Antigo Testamento, os descendentes de Noé, orgulhosos, puseram-se a construir uma torre com o objetivo de alcançar o céu e, assim, jamais serem esquecidos. Sabedor de que todo aquele trabalho seria vão, o Senhor, para impedi-los, fez com que os responsáveis pela construção da obra passassem a falar línguas diferentes, de modo que ninguém pudesse se fazer entender. Até então, todos os homens da Terra falavam a mesma língua.

Bruegel pintou a torre inclinada para esquerda, inacabada e já em deterioração. Próximo à sua base, inúmeras embarcações são vistas, pois era ali que os materiais de construção eram aportados. Uma pedreira, no canto inferior esquerdo, está recebendo a visita de Nimrod, rei da Babilônia, responsável por mandar construir a torre, e seu séquito. Alguns dos homens deixam o trabalho para prestar-lhe reverência, ajoelhando-se no chão. Grandes blocos de pedra espalham-se pelo local. O minúsculo tamanho das pessoas, pintadas na base da torre, mostra o quanto elas são insignificantes diante da grandiosidade do projeto em execução.

O pintor baseou-se na descrição de uma torre de sete andares, descrita por Heródoto, denominado o “Pai da História”, mudando apenas a forma dessa. Bruegel fez sua torre arredonda, diminuindo de tamanho à medida que subia, ligando os andares por rampa. O Coliseu também lhe serviu de inspiração.

Bruegel pintou uma torre de edificação confusa, provavelmente com o objetivo de demonstrar a inutilidade de sua construção, cujo fundo moral seria mostrar que muitos esforços humanos são totalmente desnecessários, pois são oriundos do orgulho. Atrás da torre encontra-se a cidade.

Ficha técnica
Ano: 1563
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 114 x 155 cm
Localização: Museu, Kunsthistoriesches, Viena Áustria

Fontes de pesquisa
Bruegel/ Editora Cosac e Naify
http://www.visual-arts-cork.com/famous-paintings/tower-of-babel.htm
http://www.artbible.info/art/tower-of-babel.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *