Pieter de Hooch – CUIDADOS MATERNAIS

Autoria de LuDiasBH 

cuma

A composição Uma Casa de Campo é uma obra do pintor holandês Pieter de Hooch (1629-1684), tido como um dos mais importantes pintores holandeses de cenas de interior. Foi aluno do pintor paisagista Nicolaes Berchem. Inicialmente, o artista trabalhou com cenas de estalagens e casernas. Posteriormente deixou-se inspirar pelas obras de Jan Vermeer e Carel Fabrizius, passando a criar cenas de pátio e interiores, retratando a vida da burguesia da época. Mais tarde, inspirado pela arte francesa, mudou o seu estilo, passando a pintar grupos sociais elegantes, em suntuosos salões.

Em seu quadro Uma Casa de Campo, o artista apresenta mais uma das características comuns às suas pinturas de gênero: a sequência de espaço.

Em primeiro plano está uma mãe, sentada numa cadeira, revistando a cabeça de sua filha, que tem o cabelo partido ao meio, para ver se ali encontra piolho ou lêndeas presas aos fios. Elas se encontram num amplo quarto, onde são vistos: uma cama, cortinas parcialmente abertas, um aquecedor de cama, feito de cobre, um cãozinho, um cesto de vime e uma cadeira de criança, onde o artista colocou sua assinatura.

O cachorrinho preto está assentado próximo à porta, de costas para o observador, olhando atentamente para o outro ambiente, que possui uma janela e, através da qual pode-se ver um jardim ensolarado. Nota-se também um quadro acima da porta que leva a um outro cômodo, possivelmente a cozinha. A luz no ambiente entra através de uma janela de vidro, à direita. No segundo espaço ela vem através de uma janela frontal, iluminando o chão.

Ficha técnica
Ano: c. 1660
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 52,5 x 61 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *