PORQUE O QUERO-QUERO TEM ESTE NOME

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

quero

Contavam os antigos, viventes de priscas eras, que, quando Maria e José fugiam dos soldados de Herodes, que andavam no encalço do casal para matar o Menino Jesus, os dois procuravam passara parte do dia nas grutas das montanhas, e viajar durante a noite, para fugir da perseguição.

O burrinho, companheiro de jornada do casal, não urrava, procurando fazer sua marcha silenciosamente. E mesmo os animais, encontrados pelo caminho, pareciam paralisados, sem emitir qualquer ruído, à passagem da santa família, de modo a protegê-la de seus perseguidores. Até as árvores deixavam de balançar suas folhas para não fazer barulho. Contudo, o quero-quero, também conhecido como tetéu, terém-terém e espanta-boiada, pareceu não se comover com o sofrimento do santo casal, que carregava sua preciosa carga. Por todo lado, onde se encontrava a ave, era possível ouvir o alarido de sua voz dizendo: quero, quero!

Como castigo pelo seu mau procedimento, o pássaro passou a não ter descanso, sempre alertando sobre sua presença, onde quer que esteja. Seu grito é repetido inúmeras vezes, tanto ao dia quanto à noite, até os dias de hoje: quero, quero!

6 comentaram em “PORQUE O QUERO-QUERO TEM ESTE NOME

  1. Jose Wellington de F. Melo

    No Ceará e talvez no NE, o quero-quero é conhecido por tetéu.
    Apelidaram a Polícia de Transito do Ceará de “tetéus” por eles estarem por todos os lugares às 24 horas. Eram o “terror” dos jovens não habilitados nos anos 70/80.

    Responder
    1. Lu Dias Carvalho Autor do post

      José Wellington

      Que interessante! São complementos como o seu que torna este site tão diversificado. Tetéu é um nome fofo. Agradeço a sua visita e comentário. Venha sempre nos visitar.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Xico Marinheiro

    Estava indo para a areia por uma trilha na restinga: acho que havia um ninho de quero-quero perto, porque a ave deu uns rasantes na minha direção. Quem assistiu “Os Pássaros” de Hitchcock sabe do susto que levei.

    Responder
    1. Lu Dias Carvalho Autor do post

      Xico

      Sempre que nos encontramos com o inesperado, acabamos por levar sustos. Agradeço a sua visita e comentário. Venha mais vezes.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Cefas

      Você poderia nos explicar de que formas ele é perigoso? Aproveito para agradecer a sua visita e comentário. Seja sempre bem-vindo.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *