Rafael Sanzio – DAMA COM UNICÓRNIO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Giovanni de Santi – pai de Rafael – era um homem culto, dramaturgo de sucesso e estudioso que tinha excelentes relacionamentos. A pintura era o seu meio de ganhar a vida, embora fosse considerado sem talento para a profissão – crítica que nunca o desanimou – e nem o tornou invejoso, pois era humilde em reconhecer suas limitações e o talento dos colegas. Tinha grandes pintores no rol de seus amigos, inclusive o famoso Piero dela Francesca que chegou a se hospedar em sua casa. Tudo isso contribuiu para influenciar o filho a seguir seus passos. Rafael – ainda garoto – acompanhou seu pai numa visita ao grande mestre Perugino que se encontrava no ápice de sua fama. Segundo alguns críticos tal contato foi de grande valia para a sua formação precoce de pintor.

A composição intitulada Dama com Unicórnio é uma obra da juventude do artista, retratando uma dama da alta sociedade da época, mas que até hoje constitui um enigma para os estudiosos de arte em relação à sua identificação. Durante muito tempo esta obra foi modificada por adições e repinturas e transformada em Santa Catarina. Nela é possível notar a influência de Piero della Francesca e de Leonardo da Vinci com sua suave técnica do esfumato.

O pequeno unicórnio que repousa no colo da jovem mulher é outro enigma quanto à sua simbologia. Se visto de acordo com a tradição medieval, tratava-se de um perigoso animal que só podia ser preso por uma virgem, sendo um dos símbolos da Virgem Maria com seu Menino Jesus.

A mulher é representada sentada em primeiro plano, junto a um parapeito. Ela fita o observador com grandes olhos azuis. Seu rosto delicado é coroado por longos cabelos dourados, jogados para trás.  Um grande decote deixa à vista seu colo alvíssimo, ornado com um enorme colar que traz na ponta uma pedra vermelha e uma grande pérola barroca. Às suas costas abre-se uma extensa paisagem com água, montanhas e céu, em variados tons de azul.

Ficha técnica
Ano: 1506
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 66 x 55 cm
Localização: Galleria Borghese, Roma, Itália

Fontes de pesquisa
Galleria Borghese/ Os Tesouros do Cardeal
1000 obras-primas da pintura europeia/ Köneman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *