Renoir – AS GRANDES BANHISTAS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH alquimia123

Em sua obra As Grandes Banhistas, que levou três anos para ser terminada, Renoir retrata cinco jovens garotas, que se divertem tomando banho num riacho, dentro de um bosque. Como em suas demais obras, o quadro de Renoir é cheio de sol, luz e alegria de viver.

Em As Grandes Banhistas, as personagens, todas nuas, mostram-se despreocupadas e felizes. Duas delas, em primeiro plano, estão sentadas na relva, sobre toalhas, enquanto outras três permanecem na água, uma em primeiro plano e duas em segundo.

A garota, que se encontra de frente para as amigas já fora da água, ameaça molhá-las, o que podemos comprovar através do gesto de se autoproteger da moça de cabelos escuros, em primeiro plano, que joga o corpo para trás, e ergue a mão direita, enquanto se apoia na esquerda, levantando as pernas e deixando visíveis as solas dos pés. A moça de cabelos loiros e de pele mais alva faz menção de se cobrir com a toalha, para se proteger da água. Mais ao fundo, duas garotas conversam. Uma de pé, prende o cabelo, enquanto a outra se encontra com quase todo o corpo imerso na água. Apenas a moça loira está de frente para o observador. As demais encontram-se de costas.  As garotas parecem banhadas pela luz do sol, numa inocente nudez.

Quando fez esta obra, Renoir já estava se afastando do Impressionismo, em busca de um estilo diferente. Ao contrário de seus quadros impressionistas, os contornos aqui são bem feitos, mas a luz parece artificial. As figuras foram pintadas num estúdio.

Ficha técnica
Ano: 1887
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 118 x 170 cm
Localização: Museu de Arte da Filadélfia

Fontes de pesquisa
Renoir/ Coleção Girassol
Renoir/ Coleção Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *