Renoir – GAROTO COM GATO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

renoir 56

Até então, o nu masculino era normalmente representado em pose heroica, mas na sua composição, Garoto com Gato, Renoir faz exatamente o contrário, ao mostrá-lo numa postura bem familiar.

O rapaz, de costas para o observador, encontra-se apoiado numa mesa ricamente coberta. Seus braços em círculo rodeiam carinhosamente o felino, que se aconchega a seu corpo, num misto de confiança e afeto.

O olhar do observador é imediatamente atraído pela nudez adolescente do garoto com sua pele branca brilhante. A pele claríssima de suas costas vai se escurecendo à medida que atinge os braços e as pernas, sendo possível notar os pelos. O fundo escuro da composição e o excesso de tecido, que cobre a mesa, dão ainda mais destaque ao corpo nu do rapaz.

É possível notar contentamento na carinha do gato, esparramado na almofada verde-escuro. Sua pelagem preta e branca mostra-se sedosa. A cauda preta envolve o pulso esquerdo do garoto, como se quisesse aprisionar aquele instante de afago e gostoso abandono.

O rosto do adolescente está voltado para a esquerda, em direção ao observador. Suas sobrancelhas pretas e bem feitas, o nariz saliente, a boca carnuda e os olhos escuros compõem um rosto bem expressivo. A toalha da mesa, onde ele se encontra, é  trabalhada em toques de azul e branco, com o acabamento em vermelho.

Dados técnicos
Ano: 1868
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 124 x 67 cm
Localização: Museu d`Orsay, Paris, França

Fontes de pesquisa
Renoir/ Coleção Folha
Renoir/ Abril Coleções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *