RIR DE SI MESMO FAZ BEM À SAÚDE

Autoria do Dr. Telmo Diniz

  mac    cav   gat

Rir de você é o melhor meio de encarar os problemas e as dificuldades. Quem nunca fez uma besteira ou falou algo que não devia num momento inoportuno? Rir das próprias bobagens faz bem à saúde. Está provado que o bom humor desencadeia a liberação de uma série de mediadores químicos (serotonina e endorfinas) que provocam, imediatamente, uma sensação de bem-estar.

É ótimo conviver com gente simples, despretensiosa, que sabe jogar uma conversa fora, contar suas falhas e achar graça de si mesmo. É prazerosos conviver com aquela pessoa, que sabe que não é perfeita, que ri de suas experiências boas (e também das ruins) e, que não tem vergonha de compartilhar seus medos e inseguranças. O caro leitor conhece alguém assim? Tem vontade de ficar sempre ao lado de uma pessoa com essas características? Tenho a impressão que sim. Por que pessoas com este tipo de personalidade dão o tom no dia a dia do grupo ao seu redor. É como um sol brilhante enchendo-nos de energia positiva.

A agitação diária, as obrigações, as responsabilidades e frustrações tornam-nos cada vez mais insensíveis. Sorrir faz bem ao corpo e à alma. O riso contagia as pessoas que estão ao nosso lado. Sorria sem precisar de motivos. Particularmente, gosto de rir de tudo, inclusive de mim mesmo. Tento descontrair em momentos sérios e mais difíceis. É necessária certa leveza para lidarmos com as dificuldades diárias. Encarar uma condição ou limitação com bom humor nada mais é do que demonstrar que você já aceitou e superou aquilo. A humildade de uma pessoa é o carro-chefe para uma convivência agradável. Rir de você mesmo é admitir que o caminho pode ser encurtado. Uma gargalhada é um belo atalho.

Autoconfiança é fundamental para sabermos rir de nós mesmos de uma forma saudável. Existem pessoas que riem de si, mas se sentem humilhadas e ridicularizadas pelos próprios comentários. Não é saudável o sentimento de menos valia. Por mais que pareça engraçado em princípio, estará ferindo posteriormente sua autoestima. Claro que a gente não vai ficar rindo “igual ao coringa” em situações críticas e de extrema dificuldade. Porém, o mau humor atrapalha, e o bom ânimo ajuda-nos a resolver as coisas. Temos que tentar, mesmo nas adversidades, manter o positivismo e o bom humor. A vida já tem muitas dificuldades para encarar as coisas com mau humor. Então respire fundo e tenha pensamentos edificantes para solucionar suas adversidades. Quando as respostas forem surgindo em sua mente, sorria.

Ria de si mesmo, ria da sua estupidez, ria das suas palhaçadas, ria das suas encanações! Espalhe esse sorriso e contagie os outros. Você pode não mudar o mundo com um sorriso, mas pode mudar a realidade de pessoas a seu lado. Ria da vida, ria dos outros. Rir e sorrir são ações terapêuticas. Tá esperando o quê? Vá ser feliz!

8 comentários sobre “RIR DE SI MESMO FAZ BEM À SAÚDE

  1. Pierre Santos

    Que artigo interessante. Embora fale sobre aquilo que, lá no fundo, já sabíamos, o autor põe de forma simples e objetiva esta verdade. A gente lê o artigo e dá vontade de sair por aí rindo à toa, não é mesmo? Parabéns, Dr. Telmo, por nos ter dado uma mãozinha rumo à nossa felicidade. Obrigado.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      PP

      O Dr. Telmo vai direto ao cerne da questão. E uma maneira simples e agradável, mostrando ao leitor que é fácil seguir sua orientação.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Rui

    Lu

    O doutor Telmo é demais, com seus textos sempre ricos, falando de tristezas, alegria e risos. Pois eu acordo sempre a sorrir para vida, ou para o dia, gosto de fazer piadas, hoje já me saí com algumas sobre a P.J. Polícia de investigação (de Portugal),pois eles prendem soltam baseados nas brechas das leis soltam, não será isto uma piada. Realmente eu rio muito comigo mesmo, com amigos,com meus gatos e crianças, que até choro. Meu corpo, minha alma agradece, no meio de tanta besteira eu rio. Sem risos e sorrisos a alma fica vazia, torna-se amarga.

    Abraços.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      Bem diz um velho ditado que rir é o melhor dos remédios. A pessoa que possui o espírito aberto está sempre de bem com a vida. Parabéns por ser assim tão jovial. Não mude nunca!

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Leila

      Não há nada pior do que pessoas grosseiras e mal-humoradas. Só de olhar para as carinhas dos bichinhos que ilustram o texto dá vontade de rir.

      Grande beijo,

      Lu

      Responder
  3. Mário Mendonça

    Prezada Lu Dias
    Melhor rir da moralidade seletiva que são nossas elites! Observe esta perola:

    Tenha ótimo dia e sorria.

    Abração

    Mário Mendonça

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *