Rubens – VÊNUS E CUPIDO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

VENCU

A composição denominada Vênus e Cupido é uma obra do pintor barroco Peter Paul Rubens, o mais importante de todos os pintores flamengos do século XVII. Ele tinha na mitologia um de seus principais temas.

Vênus, deusa latina do amor, da formosura e dos prazeres, é representada de frente para o observador, tendo o rosto virado para a esquerda, em direção ao espelho. Ela usa um manto branco por baixo, e por cima uma capa vermelha com o avesso escuro, que contrasta com a brancura de sua pele. Traz a mão esquerda junto ao peito, e a direita sobre a coxa esquerda, segurando a borda da capa. Seu pequeno seio direito está à vista. Sua pele é alva e os cabelos dourados.

Vênus encontra-se sentada numa mesa, com as pernas dobradas para a esquerda e com parte do rosto refletido no espelho, à esquerda. Trata-se de uma figura roliça. Chama a atenção a sua pulseira de pérolas, com duas voltas, e o anel que ostenta no dedo mindinho da mão esquerda, também vistos numa pintura de Ticiano, com a mesma temática mitológica, cujo original foi perdido.

Cupido, filho de Vênus com Marte, o deus da guerra, segura o espelho para a mãe, com o rosto voltado para ela, como se admirasse sua beleza. Atrás dele estão seu arco e a aljava cheia de flechas, cujas alças descem sobre o móvel. Estes são os símbolos do deus do amor. Uma imensa cortina desce ao fundo da composição, à direita.

Ficha técnica:
Data: 1615
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 137 x 111 cm
Localização: Museu Thyssen-Bornemisza, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa:
Rubens/ Editora Taschen
Mitologia/ Thomas Bulfinch
http://musmon.com/en/content/61/en/MuseoThyssenBornemisza/15
http://www.museothyssen.org/thyssen/ficha_obra/192

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *