Segall – ENCONTRO

Autoria de LuDiasBH

segall1234567

A marginalidade social e racial do negro brasileiro o comove a ponto de estabelecer com ele uma forte identificação. (Vera d`Horta)

Na composição Encontro, Segall encontra-se ao lado de sua primeira esposa, Margarete Clarke. Esta tela tem como base a fotografia do casal, tirada no dia do casamento, na Alemanha.

Segall apresenta-se vestindo um terno marrom esverdeado, com camisa clara e gravata cinza. O chapéu é da mesma cor do terno. Ele assume as características físicas da raça negra. Sua pele é de um marrom avermelhado, sendo possível notar seus cabelos escuros e crespos debaixo do chapéu. Os lábios grossos, o grande nariz e os olhos escuros compõem o rosto do artista. Sua testa está sulcada pelas rugas.

A pele do artista contrasta com a de Margarete, alvíssima, assim como suas mãos grandes e fortes contrastam com a mão delgada da esposa, que se encontra entre as suas. Margarete está de perfil, ereta, voltada para o esposo, enquanto ele se mostra de frente. A boca de Margarete, pintada de vermelho, é pequena e fina, em oposição à de Segall que é grande e carnuda, com uma cor arroxeada.

Apesar de se encontrar muito próximos, marido e mulher não cruzam seus olhares, que se dirigem para lados diferentes. Ambos estão silenciosos, mergulhados em suas próprias reflexões.

Ficha técnica
Ano: 1924
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 66 x 54 cm
Localização: Acervo do Museu Lasar Segall, São Paulo/SP, Brasil

Fonte de pesquisa
Lasar Segall/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *