Segall – MORTE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

segall123

A composição Morte do pintor Laser Segall trata-se de uma obra expressionista. A simplicidade que ela demonstra, através de formas simples e despojadas, visivelmente influenciada pela arte primitiva, como nos apresentam os rostos que se parecem com máscaras, era o objetivo buscado pelos artistas do Expressionismo.

A tela apresenta cinco personagens, sendo três adultos e duas criança. Um dos adultos é o morto que está sendo velado. Seu corpo jaz ao fundo, em segundo plano, na horizontal. A cor cinza de seu rosto configura a presença da morte que lhe subtraiu a vida.

Em primeiro plano estão dois adultos, que se parecem com mulheres, e as duas crianças. A mulher com vestido de cor violeta, à direita, traz a mão apoiada no rosto, gesto que demonstra tristeza e desesperança. A criança maior, abraçada firmemente nela, como se sentisse amedrontada, desvia o olhar do morto que se encontra atrás de si.

A mulher com roupa azul, também em primeiro plano, à esquerda, traz as mãos em atitude de prece. Apoiada a ela está a criança menor, também de costas para o morto.

O rosto das personagens possui a forma de uma máscara. As duas mulheres trazem sulcos na testa, o que denota preocupação. As bocas abertas aludem ao choro e à dor. Todos os personagens encontram-se descalços e nenhum deles observa o morto.

Ficha técnica
Ano: 1919
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 94 x 105 cm
Localização: Acervo Fundação José e Paulina Nimirovsky, São Paulo/SP, Brasil

Fonte de pesquisa
Lasar Segall/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *