Ticiano – VÊNUS COM UM ESPELHO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição intitulada Vênus com um Espelho é uma obra do grande mestre italiano Ticiano Vecellio. O artista pintou várias telas com esta mesma temática, muitas delas com a ajuda de seus assistentes. Presume-se que esta seja a primeira delas e também a mais original e a mais popular, além de ter sido feita unicamente pelo pintor. O fato de ter sido vendida por seu filho e herdeiro Pomponio Vecellio — cinco anos após a morte do pai — faz crer que o artista era muito apegado a ela, pois permaneceu em sua oficina por mais de 20 anos. É provável que também servisse de modelo e inspiração para outras obras.

Vênus, a deusa do amor — cuja pose parece copiada de uma estátua clássica — tem cabelos dourados, pele clara e bochechas rosada, lábios vermelhos e sobrancelhas finas e arqueadas. Ela se encontra sentada em sua cama, semi coberta por um manto de veludo carmesim, orlado de pele bordada em ouro que, juntamente com o uso inteligente da luz, criam uma atmosfera de grande sensualidade. Sua mão direita descansa em seu colo, enquanto a esquerda apoia-se acima do peito. A sensual e opulenta deusa, adornada com belas joias, parece, através de sua imagem refletida no espelho, voltar sua atenção para fora do quadro, como se se mirasse o observador que a fita.  Por trás dela desdobra-se uma pesada cortina de seda.

Um Cupido e um querubim estão presentes na cena. O Cupido, com sua asa iridescente, segura um espelho retangular, aparentemente pesado, como mostra o gestual de seu corpo voltado para Vênus e que ali se reflete. O querubim, postado atrás do espelho, tenta coroar a deusa com uma guirlanda de flores, apoiando sua mãozinha esquerda no braço dela. Aos pés de Cupido está sua aljava vermelha cheia de setas.

Ficha técnica
Ano: c.1555
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 125 x 106 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.nga.gov/content/ngaweb/Collection/highlights/highlight41.html
https://ilsassonellostagno.wordpress.com/2014/11/18/tiziano-e-la-sua-venere-allo-specchio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *