Tiepolo – IMACULADA CONCEIÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Giovanni Battista Tiepolo (1696 – 1770) trabalhou com a ornamentação de igrejas e palácios da aristocracia de Veneza. Pintor renomado, cuja arte contribuiu para o engrandecimento da pintura italiana do século XVIII, fez trabalhos para as cortes francesa, inglesa, espanhola e russa. Seus filhos Domenico, Lorenzo e Giovanni também eram pintores. Esta composição do artista, intitulada Imaculada Conceição, faz parte de uma série de sete retábulos encomendada pelo rei espanhol Carlos III, e realizada em Madri por Tiepolo, para ornar a Igreja do Convento de São Pascoal.

A pintura apresenta a Virgem Maria, pairada no céu, usando uma túnica branca, um manto azul e um lenço amarelo que lhe cobre toda a cabeça, descendo sobre o peito. Em vez de um halo ela traz acima da cabeça uma coroa de 12 estrelas, e mais acima se encontra uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo. O movimento da Virgem é ascendente, como evidencia seu manto inflado como se fosse uma vela acionada pelo vento. Os querubins aparecem sobre uma nuvem dourada. Eles estão assim distribuídos em relação à Imaculada Conceição: quatro à esquerda, um deles segurando o manto; quatro à direita; dois acima e um à sua frente.

A Virgem encontra-se sobre um globo azul que representa a Terra, esmagando uma serpente, também presente na esfera terrestre, apresentando uma maçã na boca, numa referência ao Jardim do Éden e ao pecado original. Atrás de Maria vê-se a lua crescente (antigo símbolo da castidade). Os lírios brancos que o anjo carrega, simbolizam a sua inocência e pureza. O obelisco, à sua direita, também faz parte de sua iconografia, assim como a rosa cor-de-rosa vista na extrema esquerda. O ramo de palmeira simboliza a superioridade de Maria sobre o mal existente no mundo, enquanto o espelho, no qual se reflete o globo terrestre, diz respeito à sua pureza, sendo tida como o espelho das virtudes. A pintura traz toda a iconografia referente à Virgem.

Ficha técnica
Ano: c.1767/1769

Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 279 x 152 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-work/adam-and-eve/e0ca4331-fbhttps://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-work/the-immaculate-conception/https://pt.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Concei%C3%A7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *