Van Eick – A ANUNCIAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

vaneike1a

Esta belíssima pintura sobre a Anunciação é do pintor Jan van Eyck. A cena acontece no interior de uma igreja gótica.

A Virgem, trajando majestosas vestes azuis debruadas com arminho, está numa posição ambígua, pois não fica claro se ela está de pé, ajoelhada ou sentada, em frente a uma mesa que tem sobre si um livro de orações, quando  recebe a visita do anjo mensageiro. Ela é uma mulher de corpo delgado, dona de longos cabelos negros que lhe caem na frente, sobre o seio esquerdo e pelas costas. À saudação do anjo Maria responde:

Ecce ancilla DNI (Eis aqui a serva do Senhor)

O anjo Gabriel, suntuosamente vestido com um manto de brocado vermelho e dourado, com suas asas coloridas, segura um cetro na mão esquerda e com a direita saúda a Virgem. Ao proferir as palavras de saudação:

Ave Grã. Plena (Ave, cheia de graça)

Essas palavras cortam o cetro, formando uma cruz, uma referência à Paixão de Cristo. A inscrição das palavras ditas pela Virgem e pelo anjo foi pintada de cabeça para baixo para que Deus Pai, de cima, pudesse ver.

À frente da Virgem, vê-se um banco com uma almofada vermelha. Próximo a ela, encontra-se um vaso com lírios brancos, representando a sua pureza. No piso, estão representadas cenas do Antigo Testamento: Davi matando Golias e, logo atrás, Sansão destruindo o templo dos filisteus, e Dalila cortando os cabelos de Sansão, à esquerda. O banco vazio pode significar “um trono vazio”, simbolizando a segunda vinda de Cristo.

No canto superior esquerdo da composição, uma pomba entra velozmente através da primeira janela, onde é possível ver os rastros de sete raios de luz deixados por ela, que voam em direção a Maria.  Os sete raios, pintados em ouro, simbolizam os sete dons do Espírito Santo (sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento, pureza e medo), enquanto a pomba simboliza o Espírito Santo.

Sete é um número importante no simbolismo cristão, sendo significativo que também sejam sete os lírios brancos, emblemas tradicionais da pureza da Virgem. Acima, na parte superior direita da pintura, no vitral da janela iluminada, está a figura de Moisés, com dois anjos acima dele.

Nota: clique no quadro para obter melhor nitidez.

Ficha técnica:
Ano: c. 1434/1436
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 93 x 37 cm
Localização: National Gallery of Art, Washington, EUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *