VERDADES E MITOS SOBRE O GLÚTEN

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz gluten

Com certeza, vários leitores já se depararam com esta dúvida: será que o glúten faz mal? Presente em diversos alimentos, o glúten tem sido molde de debates. Mas por que há tanta gente buscando alimentos sem glúten hoje em dia? Será que eles fazem mal ou é só mais um modismo? Será que, tirando-o da dieta, dá pra emagrecer?

De pronto, e respondendo à pergunta acima, o glúten só é mesmo contraindicado para quem tem a doença celíaca. A maioria das afirmações é mito. O glúten não rouba nutrientes, não atrapalha a digestão e não dificulta a eliminação de toxinas em pessoas saudáveis, apontam especialistas da área.

As pessoas com doença celíaca não possuem uma enzima que quebra o glúten. Ao ser ingerida, a proteína provoca irritação das paredes do intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes e provocando sintomas como abdômen estufado, diarreia, vômito, perda de peso e anemia. A intolerância à proteína costuma ser detectada na infância, mas pode ficar “escondida” até a meia idade e causar sérios problemas. Caso você apresente alguns destes sintomas, consulte um médico gastroenterologista, especialmente se houver um celíaco na família: isso aumenta em 10% o risco de desenvolver a doença.

Um questionamento muito comum é o caso das pessoas que eliminaram o glúten das refeições e emagreceram. E a explicação é simples. A perda de peso é normal para quem deixa de comer o glúten, pois ele está presente na maioria dos alimentos que contêm carboidratos. O que faz a diferença não é a eliminação do glúten e, sim, a redução da ingestão calórica.

Vamos a outras dúvidas:

É recomendável cortar o glúten da alimentação?
MITO – Só é recomendado abandonar o glúten na vigência de doença celíaca.

Remédios e produtos de beleza podem conter glúten?
VERDADE – Em alguns casos, o glúten pode fazer parte da composição de alguma substância presente em medicamentos e em alguns cosméticos, como no caso dos hidratantes à base de aveia. Portanto, celíacos devem sempre estar atentos à composição daquilo que usam.

Chocolate contém glúten?
VERDADE – A maioria dos chocolates à venda contém glúten em sua composição.

Pães e outros alimentos sem glúten ficam menos macios?
VERDADE – É o glúten que confere elasticidade e maciez às massas.

A intolerância ao glúten é identificada na infância?
MITO – A intolerância e a doença celíaca podem se manifestar em qualquer idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *