Vicente do Rego Monteiro – FIGURA SENTADA

Autoria de LuDiasBH

figsen

A composição Figura Sentada é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro, que nutria grande intesse pelas culturas primitivas, conforme comprova a tela em questão. Nela, o artista demonstra a associação dessas culturas com as vanguardas históricas europeias.

A figura representada é um nu feminino frontal, que se encontra numa postura típica dos deuses indígenas. Na sua tela, o pintor unifica elementos da arte da ilha do Marajó, apreendidos através do estudo das cerâmicas da região, com as artes assíria e egípcia, estudadas nos museus europeus.

O artista mais uma vez faz uso da geometria para compor seu trabalho, que assim pode ser descrito:

  • rosto retangular;
  • braços formando um círculo;
  • e seios e patelas circulares.

O corpo da figura é volumoso e possui um formato arredondado. Os cabelos escuros descem até a altura do ombro, enquanto uma franja reta cai pela testa. Seus braços cruzam no topo da cabeça e envolvem-na. Os traços do rosto são diminutos, em relação ao corpo, e a cabeça está encaixada no tronco, sendo a pintura de tom terroso, características essas próprias da arte marajoara. E embora se encontre nua, a figura feminina é destituída de qualquer tipo de sensualismo, deixando patente a sua posição de ídolo e seu caráter decorativo. Seus braços e pernas cruzados, em posturas similares, formam uma simetria horizontal.

De cada lado da figura está uma ave. Elas são exatamente iguais, formando uma simetria vertical. A linha sinuosa que esboça o tronco da figura da mulher é similar à das aves, como se ali pudessem ser encaixadas. As aves mostram a influência da cultura egípcia no trabalho artista.

A luz, que é projetada sobre as figuras, advém do canto inferior direito da tela, pois, deste lado, a claridade é mais intensa nas figuras, sendo que o lado esquerdo está coberto por sombras. A luz é responsável por repassar a sensação de relevo e também de volume. O fundo escuro da tela põe as figuras em maior evidência.

Ficha técnica
Ano: 1924
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 92,3 x 72 cm
Localização: Acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, São Paulo, Brasil.

Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *