Vicente do Rego Monteiro – O VAQUEIRO

Autoria de LuDiasBH

ovaq

A composição O Vaqueiro é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro, que traz uma temática rural. O artista fez outras telas com tal tema. Mais uma vez Vicente opta pelas formas geométricas e pela abordagem primitivista.

Um rapaz e seu cão aparecem em primeiro plano, fundindo-se com o local. O vaqueiro, com seu chapéu de couro caído nas costas e amarrado ao pescoço, traz a cabeça tombada em direção ao ombro direito. Suas pernas cruzadas estão cingidas por suas fortes mãos. Sua pose estabelece um círculo. A patela visível tem a forma de um círculo, também. Ele parece dormir, embalado pelo cansaço.

Atrás do vaqueiro está deitado seu cachorro que, diferentemente dele, que é pintado com realismo, é semelhante às estátuas da cultura marajoara. O animal, com a língua de fora, parece encarar o observador. Atrás dos dois estão duas reses. Uma delas está voltada para a direita e outra para a esquerda. Seus corpos confundem-se, necessitando de mais argúcia do observador, para serem delimitados.

Obs.: a marca vertical, à esquerda, diz respeito à página do livro, nada tendo a ver com a pintura.

 Ficha técnica
Ano: 1961
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 59 x 72 cm
Localização: Acervo da Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil

Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *