Vicenzo Foppa – SÃO SEBASTIÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Vincenzo Foppa (c.1428 – c.1515) é tido como um dos mais importantes artistas do início do Renascimento na Lombardia, sendo o fundador da Escola Lombarda. O seu estilo dava mais ênfase ao tom e à atmosfera da cena do que ao desenho e à estrutura. Suas obras mostram a preocupação do pintor em reproduzir a luz natural. Ao representar cenas contidas e realistas, Vicenzo abriu as portas para a pintura figurativa na Lombardia. Apesar de ter desenvolvido um estilo próprio, ele recebeu, em sua maturidade, influências de Leonardo, Bramante e Andrea Mantegna.

A obra do artista, denominada São Sebastião, adornou originalmente a sacristia da capela de Santa Maria de Brera, mas em 1808 foi levada para a Galeria. Contudo, os afrescos que dela faziam parte, nominados de “São Roque” e “Glória dos Anjos”, que ficavam no teto da capela, desapareceram, deixando a obra incompleta.

A cena apresenta São Sebastião à direita, sobre um pedestal, amarrado a uma coluna grega, com o corpo seminu coberto por flechas. Seu rosto é uma máscara de sofrimento. Um halo paira sobre sua cabeça, simbolizando sua santidade. Saindo de um ambiente às suas costas, aparecem três arqueiros. O primeiro atira uma flecha contra o santo; o segundo traz o arco na mão esquerda e a flecha na direita; e o terceiro, usando uma armadura, traz o arco tocando o chão,  enquanto aponta o mártir com o dedo indicador da mão direita.

Quando na capela de Brera, o afresco em questão causava um grande impacto visual, em razão da ilusão ótica repassada pelos arqueiros, que pareciam surgir, como se estivessem saindo de trás da parede. Por isso, o afresco foi muito admirado pelos historiadores de arte, à época. Ao ser deslocado para outro lugar, já não goza de tamanha admiração, contudo, o emprego da luz, que define as formas e reveste-as de uma nuança prateada, continua sendo admirado.

Ficha técnica
Ano: c.1489
Técnica: afresco transferido para tela
Dimensões: 173 x 268 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *