VLADIMIR DENSHCHIKOV – ARTE SACRA EM MACRAMÊ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

berz12345

O artista ucraniano Vladimir Denshchikov vem encantando o mundo com a magia de seus quadros, que retratam ícones religiosos, que na Igreja russa e na grega referem-se à representação, em superfície plana, da figura de Cristo, da Virgem ou de um santo. Só que o artista não utiliza tintas e pincéis para pintá-los, mas fios de linho. Não se pode dizer que se trata de um trabalho fácil, quando se tem que fazer centenas de milhares de nós, à mão, formando os mais diferentes cruzamentos geométricos, nos mais diversos padrões e uma infinidade de formas decorativas, levando entre três e nove meses para criar um único trabalho.

Há mais de 30 anos Vladimir Denshchikov, que também é ator e diretor artístico em seu país, vem confeccionando suas telas através de uma técnica conhecida como macramê (técnica de tecer fios sem utilizar nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta), deslumbrando quem as vê. Em seu trabalho tão original, somente o rosto e as mãos dos santos são pintados sobre a tela. Até mesmo essa é feita pelo artista, que usa um pedaço de linho puro, mergulhando-o em água e o trabalhando, corda por corda. Uma tela pronta pode contabilizar vários milhões de nós.

Segundo notícias, em 2007, o artista foi vitimado por um derrame, antes de fazer uma estreia de uma peça, o que o levou a abandonar o trabalho de ator e a passar para o de diretor. Mas, mesmo em estado de recuperação, continuou a fazer um ícone para a igreja da aldeia de Malorechenskoye, embora sentisse muita dificuldade para fazer os nós. E, milagrosamente, segundo conta o artista, começou a sentir a mão que se encontrava parcialmente paralisada, mover-se cada vez mais, como se fosse guiada por Deus.

Vale a pena conhecer os trabalhos maravilhosos desse artista, acessando o Google.

Fonte de pesquisa
http://judamore.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *