VOCÊ CONHECE A GOJI BERRY?

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz resi12

Fruta do sul da Ásia, mais especificamente China, Tibete e Índia, ela chegou ao Brasil com a promessa de ajudar a emagrecer, combater doenças e até melhorar a potência sexual. Trata-se da goji berry, usada na medicina tradicional chinesa e cultivada há mais de 600 anos. A frutinha é mais facilmente encontrada por aqui na forma desidratada.

A goji berry tem potente ação antioxidante e alta concentração de vitamina C, que chega a ser 50 vezes maior que a da laranja. Sabemos que todas as “berries” fazem bem à saúde, pois contêm alta concentração de carotenoides (são todas de coloração vermelha). Já foram citadas neste site o blueberry (mais conhecido como mirtilo), o raspberry (a nossa framboesa), o cranberry, o strawberry (nosso morango) e o açaí (ou açaí berry).

Um estudo, publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, em 2008, com 72 pacientes com risco para doenças cardiovasculares, mostrou o efeito protetor da fruta. Os voluntários consumiram porções moderadas da goji berry por oito semanas e tiveram melhora na pressão arterial e diminuição do “colesterol ruim”. A goji berry possui uma grande quantidade de nutrientes antioxidantes. Por isso, ela é considerada um superalimento. Nela, encontramos 18 aminoácidos, elevadas concentrações de vitamina A (beta-caroteno), B1, B2, B6 e vitamina E. É a fruta com maior quantidade de vitamina C, rica em ferro, polissacarídeos e fitoquímicos, ficando os destaques para a luteína e zeaxantina.

Benefícios da fruta:

  • Melhora da imunidade;
  •  auxilia no aumento do nível de energia das pessoas;
  •  melhora a capacidade de concentração;
  • ajuda em quadros de fadiga e estresse;
  • ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, devido ao seu poder antioxidante;
  • ajuda nos casos e também na prevenção da degeneração macular senil, devido à presença da luteína;
  • tem ação anticancerígena pela presença de carotenoides. Esses mesmos carotenoides também melhoram o aspecto da pele.
  • ajuda na melhora do humor e bem-estar, devido à presença do aminoácido tryptofano, que é o precursor da serotonina.

Mas tome cuidado com as falsas promessas de que seu consumo ajuda a emagrecer. Não há nenhum estudo citando este fato.

Para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15g a 45g, ou 120 ml de seu suco. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes. Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. É possível achar a goji berry desidratada em lojas e empórios de produtos naturais (pode ser encontrada no Mercado Central de BH) e em cápsulas, em farmácias de manipulação. Seu uso como suplemento em cápsulas deve ter acompanhamento médico e/ou nutricional.

Nota: imagem copiada da Página de CAROL MORAIS

4 comentários sobre “VOCÊ CONHECE A GOJI BERRY?

  1. Hila Flávia

    Minha filha apareceu com um saquinho com estas frutinhas desidratadas. Provei. Bom mesmo não é, mas parece que os efeitos são muito benéficos. Vou pensar no assunto. Bem descrito o poder da fruta.

    Responder
  2. LuDiasBH Autor do post

    Fui olhar o preço dessa fruta desidratada numa farmácia natural e quase cai do salto.
    Nossa! Que horror! Aquilo é para nababo.
    Vamos ficar com nossas frutinhas, mesmo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *