Zandomeneghi – PLACE D’ANVERS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Federico Zandomeneghi (1841 – 1917) foi morar em Paris, encorajado pelo amigo e crítico de arte Diego Martelli, responsável por apresentá-lo a Edgar Devas. Participou das exposições dos impressionistas, tornando-se amigo do grupo. Antes de ir para Paris, o artista havia conhecido um grupo de artistas que gostavam de trabalhar com manchas de cor, conhecidos por “Machiaioli”, aprendendo sua técnica. Assim como seu amigo Degas, ele gostava de representar mulheres jovens e belas em situações diversas. Tornou-se também um aclamado pintor de paisagens. Embora pertencesse ao grupo de impressionistas, o trabalho de Zandomeneghi que privilegiava o uso de cores intensas lembra muito o Simbolismo.

A composição intitulada Place d’Anvers é uma obra do artista que retrata a pequena praça de mesmo nome. Uma fileira de árvores no meio da pintura é responsável por dar a sensação de profundidade espacial. A luz forte do sol ilumina o pavimento de pedra, deixando-o esbranquiçado. Por sua vez, uma grande sombra toma a parte inferior esquerda da composição – com suas pedras pintadas em fortes pinceladas de azul, vermelho, amarelo e branco – agregando ali várias pessoas.

Um grupo de crianças brinca ao sol, enquanto suas mães vigiam-nas, sentadas à sombra formada pelas casas à direita. Três mulheres conversam próximas a um carrinho de bebê vazio, pois uma delas traz a criança ao colo, enquanto outra, sentada em primeiro plano, de costas para o observador, conversa com o filho. Um cachorrinho, sentado próximo ao grupo, observa as crianças brincando. Inúmeras pessoas transitam pelo local. Ao fundo é possível ver uma charrete.

Ficha técnica
Ano: 1880
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 102 x 136 cm
Localização: Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, Piacenza, Itália

 Fontes de Pesquisa:
Impressionismo/ Editora Taschen
https://it.wikipedia.org/wiki/Federico_Zandomeneghi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *