A ARTE DE ADESIVAR – JUSSARA SANTOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

                                             

A arte de adesivar tem um compromisso bem maior do que apenas transportar o lúdico para a realidade; de trazer uma ocupação para a mente; de ser um exercício de paciência e criatividade. Tem o dever e a obrigação de educar. (Jussara Santos)

Jussara Santos é uma artista plástica autodidata, nascida em Caicó/RN. Sua imaginação leva-a a mundos diferentes –  reais ou imaginários.  Através de sua arte, empunhando pincéis, recortes de adesivos, vassouras ou as próprias mãos, ela se deleita e se lambuza com a sua própria essência. Deixa-se transparecer nos coloridos, nas influências musicais recebidas, nos contos familiares, nas peregrinações pelos mais diferentes lugares e no contato com pessoas conhecidas e desconhecidas. Sua obra salta aos olhos tamanha é a beleza expressa. Surge pela espontaneidade e vai tomando formas e movimentos de desequilibrantes harmonias, ciclicidade, invenções e desconstruções. No final há sempre um começo, pois energia é o que a artista traz de sobra no seu bojo.

A arte de Jussara Santos é a mais pura magia, como se um quadro coubesse em outro e continuasse indefinidamente, sem obrigatoriedades ou limites. Na sua arte ela se mostra cheia de vontades, de maneiras e de poesia. Jung e Nise da Silveira, se vivos fossem, sem dúvida alguma haveriam de explorar seu acervo com grande interesse. Veriam a alma dessa maravilhosa artista do sertão nordestino que também abraça o mundo cosmopolita.

Essa artista nordestina possui uma ânsia incontida de se expressar e colocar os bichos para fora! Bichos esses que se misturam com gentes, lugares reais e imaginários, resultando numa criação esteticamente alucinante, voraz e bonita de se ver e de se ter. As paredes ganham vida própria com as suas obras que seguram os olhos de todos aqueles que por elas passeiam, como se hipnotizados estivessem.

Jussara Santos é cidadã do mundo. Morou no Rio de Janeiro/RJ por vários anos, ministrou cursos em várias partes de nosso país, expôs na Itália e na França e agora volta às suas origens, trazendo a “Arte de Adesivar” e o projeto “Fé na Paisagem” às terras brasileiras. Mas o que realmente cria a nossa artista plástica? A sua arte está ligada àquilo que tanto faz bem ao planeta Terra: a reciclagem. Ela reaproveita materiais descartáveis (através da técnica com adesivos), criando um novo modo de mostrar paisagens e fatos do cotidiano, valendo-se de sua vasta criatividade, como mostram as duas ilustrações acima.

O projeto “Fé na Paisagem” da artista trata-se de uma exposição itinerante que revela paisagens do cotidiano das cidades, além de apresentar workshops para crianças. Jussara Santos aceita convites para divulgar seu criativo trabalho. Abaixo seu endereço para contato.

whatsapp – (84) 99912-1082
Email: jussara@calicotrio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *