A ARTE DO BARROCO NO BRASIL (Aula nº 70)

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Autoria de Lu Dias Carvalho

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O Barroco chegou às terras brasileiras no início do século XVII, na época do Brasil Colônia (que compreende o período de 1530 a 1822), no período colonial chamado de “Século do Ouro”, fase em que a exploração desse metal tornou-se a principal atividade econômica em nossas terras, para a alegria da metrópole portuguesa. Fase também em que surgiam as primeiras vilas no território brasileiro. A região de Minas Gerais foi responsável por deter grandes jazidas de ouro, daí a pujança do Barroco nessas terras, tendo na figura de Antônio Francisco de Lisboa — o Aleijadinho — escultor e arquiteto brasileiro, seu maior nome.

O Barroco foi trazido por missionários católicos, especialmente jesuítas, portanto, influenciado pelo estilo que vigorava em Portugal. A preocupação central desses missionários era a doutrinação cristã, ou seja, catequizar e aculturar os povos indígenas, vistos por eles como pagãos, e ajudar os dirigentes portugueses no processo de colonização das terras descobertas. Eles foram um eficiente instrumento pedagógico e catequético.  Inúmeras igrejas foram erguidas nos principais centros de colonização, dentre os quais podem ser destacados Recife, Salvador, Olinda e Vila Rica.

O Barroco em terras brasileiras conseguiu ao mesmo tempo expressar a religiosidade católica do povo e apelar para a emoção, a fim de tocar piedosamente o coração dos devotos, como pode se visto nas esculturas barrocas e nas pinturas que adornam as igrejas. Este estilo foi tão marcante que se mostrou presente na literatura, na pintura, na estatuária e na arquitetura, sendo em sua maior parte ligado à arte sacra. Até mesmo nos primeiros anos do século XX ainda era possível deparar com traços desse movimento artístico em nosso país.

Portugal, sendo um país extremamente católico e monárquico, trouxe para o Brasil Colônia as manifestações artísticas de inspiração religiosa de sua gente. O Barroco brasileiro, contudo, mostrou-se mais sóbrio e menos rebuscado. Mesmo em território brasileiro é possível notar diferenças entre o chamado Barroco do litoral (desde o Rio de Janeiro até Pernambuco) e o Barroco do interior (como o visto nas cidades mineiras de Congonhas, Ouro Preto, São João del Rei e Sabará).

É normal que o Barroco brasileiro tenha divergido do português em alguns aspectos, uma vez que a arte reflete o modo de vida de um povo. Enquanto os portugueses — os grandes navegadores de então — usufruíam das riquezas da nova colônia, aqueles que aqui viviam encontravam-se sob o jugo da escravidão (os negros) ou sob a perseguição dos colonizadores (os índios). Tal estilo chegou a ser classificado como pobre, quando comparado ao europeu, mas esse julgamento necessitava de uma maior compreensão do que se passava em terras brasileiras: instauração da escravatura, resistência indígena à tomada de suas terras, o uso de técnicas ainda rudimentares, etc.

A pintura barroca com o objetivo de ornamentar as igrejas vinha inicialmente de Portugal, sendo que a temática bíblica era executada em azulejos. Dentre as cores mais usadas estavam o vermelho, o azul, o dourado e o uso do claro-escuro (chiaroscuro — palavra italiana para “luz e sombra”). Manoel da Costa Ataíde — o Mestre Ataíde — foi um dos mais importantes pintores do estilo Barroco em terras brasileiras, tendo exercido grande influência sobre os pintores mineiros. A sua função de professor fez com que angariasse muitos seguidores. Também foi parceiro do arquiteto e escultor Aleijadinho, tendo pintado algumas de suas obras, como as esculturas criadas para o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, situado em Congonhas, Minas Gerais (ver ilustração acima).

As esculturas vistas como símbolo de devoção (e era realmente o objetivo delas) também eram encontradas em casas. Os materiais usados no Brasil foram a pedra sabão, o cedro e o barro cozido. Tanto na pintura quanto na escultura, as primeiras obras vieram de Portugal, mas, com o passar dos anos, os franciscanos, beneditinos e jesuítas passaram a ensinar a arte de esculpir no barro. Na época do Brasil Colônia não havia uma corte que atuasse como mecenas, como acontecia na Europa. As elites tampouco se preocupavam em edificar palácios ou em patronear as artes profanas (não sagradas), só restando, portanto, o investimento na arte barroca no que diz respeito às artes sacras (estatuária, pintura e obra de talha para a decoração de igrejas, conventos ou cultos particulares).

O mais curioso na trajetória do Barroco brasileiro é que os índios catequizados pelos missionários portugueses passaram de recebedores a emissores no que diz respeito a tal estilo, ou seja, os mais habilidosos dentre eles foram arregimentados para trabalhar na produção de obras barrocas. A eles se agregaram os negros mais tarde, introduzidos na colônia como escravos, tidos como os principais agentes produtores da arte barroca no Brasil. Segundo estudiosos do Barroco, nasceram daí as novas feições deste estilo, contribuindo enormemente para dar os primeiros passos na formação de uma cultura essencialmente brasileira.

A publicação em 1601 da obra de Bento Teixeira, intitulada “Prosopopeia”, deu origem à presença do Barroco na literatura. O advogado e poeta Gregório de Matos Guerra, apelidado de “Boca do Inferno” em razão de sua língua afiada, é tido como um dos maiores poetas do estilo na língua portuguesa, enquanto o Padre Antônio Vieira foi o maior orador sacro. Intelectuais modernistas, no início do século XX, interessaram-se pela busca do acervo Barroco nacional. Em razão dessa busca, muitas obras foram tombadas. Centros históricos barrocos como os das cidades de Ouro Preto, Olinda e Salvador e conjuntos artísticos como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Minas Gerais) tornaram-se Patrimônio da Humanidade sob a tutela da Unesco.

Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
Teste – A ARTE DO BARROCO NO BRASIL

Fontes de pesquisa
Manual compacto da arte/ Editora Rideel
https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/o-barroco-brasileiro.htm

6 comentaram em “A ARTE DO BARROCO NO BRASIL (Aula nº 70)

  1. Marinalva Autor do post

    Lu

    Ainda que a arte barroca tenha chegado ao Brasil trazida pelos portugueses, aqui adquiriu características próprias. São características do barroco: o dualismo, riqueza de detalhes e exagero. É uma arte cheia de detalhes, capaz de emocionar muito. Foi instrumento de ensino da religiosidade e da fé. No Brasil, em 1601, foi publicada a obra literária ” Prosopopeia ” de Bento Teixeira, mas o maior expoente literário foi Gregório de Matos, conhecido como “Boca do Inferno “. Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho” , (1730 -1814) foi nosso maior ícone do Barroco. Esse escultor mineiro deixou diversas obras ao ar livre de nas igrejas. Também existem as maravilhosas pinturas do Mestre Ataíde. O Barroco se espalhou também por outras cidades do Brasil, existindo um acervo importante de obras barrocas.

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    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      O Barroco no Brasil tem como grandes nomes Gregório de Matos (literatura), Aleijadinho (escultura) e Mestre Ataíde (pintura). Foi o primeiro estilo de arte a ser criado no Brasil em razão da vinda da família real portuguesa para cá.

      Abraços,

      Lu

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  2. Adevaldo R. de Souza

    Lu

    Muito interessante a chegada e a trajetória do estilo Barroco no Brasil. A participação do Padre Antônio Vieira nesse processo despertou minha curiosidade e pesquisei um pouco sobre seu trabalho. A obra “Os Sermões” foi a principal obra da prosa barroca brasileira e portuguesa, já que o Padre Vieira faz parte de ambas as nações. Uma das passagens chamou minha atenção, na qual afirma:

    “Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na Terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a Terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a Terra se não deixa salgar”.

    Nos tempos atuais, onde grande parte da sociedade abomina a corrupção, mas a pratica de uma forma hipócrita, essa fala em “Os Sermões” continua bastante eminente.

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    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      O bom aluno em qualquer que seja a área é aquele que vai além da aula do mestre. Ao professor cabe ensinar o caminho, ao aluno percorrer as trilhas indicadas. Você é esse pupilo que está sempre a dignificar o mestre. Fiquei feliz pelo fato de buscar sobre o nosso grande Padre Vieira, responsável pelo brilhantismo da literatura nos primórdios da literatura no Brasil. Ele tem sido citado até hoje pelos brilhantes literatos. E este fragmento de texto citado por você é realmente brilhante, bem propício aos dias atuais.

      Abraços,

      Lu

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  3. Hernando Martins

    Lu

    Este texto sintetiza com muita clareza a introdução do Barroco no Brasil,trazido pelos portugueses, durante o período colonial. Interessante é notar que a arte sempre se adequa à região em que é introduzida. Especificamente aqui no Brasil, o Barroco foi se adequando à realidade da época. Inclusive deixou um legado muito rico em várias cidades brasileiras, principalmente em Minas Gerais, com destaques na arquitetura de casarões e igrejas, na música, literatura, escultura, nas pinturas, enfim, em todas as modalidades artísticas.

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    1. LuDiasBH Autor do post

      Hernando

      O Barroco foi o primeiro estilo artístico a aportar no Brasil, aqui chegando junto com a família real portuguesa e seu séquito. Realmente é notável o modo como aqui fluiu, sendo bem mais “clean” do que o existente na Europa. Pretendo, após concluir o estudo de todos os estilos, voltar ao Aleijadinho com sua obra e vida.

      Abraços,

      Lu

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