Comentários sobre: A MÚSICA PODE REALIZAR MILAGRES https://virusdaarte.net/a-musica-pode-realizar-milagres/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-musica-pode-realizar-milagres Site brasileiro especializado em arte e cultura Sun, 12 Aug 2018 15:56:43 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/a-musica-pode-realizar-milagres/#comment-73382 Sun, 12 Aug 2018 15:56:43 +0000 http://virusdaarte.net/?p=35674#comment-73382 Em resposta a Lucas.

Lucas

Show de explicação. Você é muito sábio. Achei o máximo sua verve humorística:

“… apesar que, às vezes, eu quero acreditar que isso é possível, quando procuro uma explicação para tantas pessoas gostarem de tantas músicas ruins…”

Abraços,

Lu

]]>
Por: Lucas https://virusdaarte.net/a-musica-pode-realizar-milagres/#comment-73381 Sun, 12 Aug 2018 02:30:42 +0000 http://virusdaarte.net/?p=35674#comment-73381 Lu
Não acho que seja impossível existirem mensagens subliminares em sons, vendo pelo lado de que existem sons que nosso ouvido não consegue captar. Até mesmo na frequência de hertz, nosso ouvido só é capaz de escutar entre 20hz até 20.000hz, porém, quando uma nota (qualquer som, até mesmo uma batida na parede) é gerada, outras notas são tocadas junto com elas, notas “invisíveis” chamadas harmônicos(inclusive, todos já ouvimos algum barulho, alguma nota, que simplesmente não fomos com a sua cara, pode ser até a voz de uma pessoa, a culpa é dos harmônicos!).

Assim como os hertz, existem harmônicos que conseguimos ouvir e harmônicos que nosso ouvido não consegue captar. Muitos dos harmônicos que são tocados juntos com uma única nota, nosso ouvido não consegue captar, mas a vibração chega em nosso tímpano, chega em nosso cérebro. Então, vendo pelo lado mais louco de todo meu conhecimento sobre música, talvez seja possível criar uma música cheia de harmônicos feios, intencionalmente, assim, você pensaria ouvir algo bonito, mas estaria ouvindo algo ridiculamente barulhento. A tendência das pessoas quando escutam muito barulho é a de ficarem bravas, agressivas, então, vendo por este lado, caso conseguissem controlar os harmônicos horríveis também, não é impossível existir mensagens subliminares em músicas. Quanto a frequência de 440hz isolada, creio que seja impossível causar um tipo de “controle mental”, pois se realmente acontecesse, todos estaríamos sob tal controle, já que 90% dos instrumentos estão nessa frequência, apesar que, às vezes, eu quero acreditar que isso é possível, quando procuro uma explicação para tantas pessoas gostarem de tantas músicas ruins…

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/a-musica-pode-realizar-milagres/#comment-73376 Fri, 10 Aug 2018 16:53:51 +0000 http://virusdaarte.net/?p=35674#comment-73376 Em resposta a Lucas.

Lucas

Mais uma vez você nos presenteia com uma aula completa sobre música, enfocando teorias sobre frequência, afinação e conspirações. Segundo dizem, Hitler usava isso de que fala: “Existe também uma teoria sobre o governo ter criado como padrão a frequência de 440hz, porque ela pode controlar a mente das pessoas, colocando mensagens ocultas, subliminares, em seu subconsciente, bizarro, não?”. Como músico, você acha que pode existir tal possibilidade?

Adorei, também, as suas informações sobre o fantástico Steve Ray Vaughan:
” Steve Ray Vaughan, guitarrista de blues que reviveu o estilo nos anos 80, poucas pessoas tocavam na época, a maioria eram músicos da era de ouro do blues, até ele aparecer e devolver toda a fama e glória ao estilo. Se não fosse por ele, talvez o blues tivesse sido esquecido, ou pelo menos não teriam nascido tantos músicos. Influenciou toda uma geração com sua técnica e talento sem igual, tocava até com a guitarra atrás da cabeça e usava cordas mais grossas (0.013mm). Infelizmente morreu nos anos 90, vítima de um acidente de helicóptero, mas sua música jamais morrerá.”

Esse nosso menininho Lucas é uma caixa de sabedoria. É muito bom tê-lo entre nós.

Beijos,

Lu

]]>
Por: Lucas https://virusdaarte.net/a-musica-pode-realizar-milagres/#comment-73373 Thu, 09 Aug 2018 20:41:21 +0000 http://virusdaarte.net/?p=35674#comment-73373 Existem vários estudos e teorias (muitas delas conspiratórias) sobre o que a música faz em nosso cérebro, não apenas o estilo rock, reggae, ou as notas (melodias e harmonias), mas a frequência em que a nota está soando, vibrando.

Há muito tempo atrás (nos anos 50, se não me engano) todos os músicos adotaram, como padrão, a afinação de seus instrumentos em 440hz, e até hoje ela é mantida em todo e qualquer instrumento (ou quase todos na verdade).

Existem várias músicas pelo YouTube em frequências diferentes, existe a frequência chinesa da cura, existem frequências para meditação, e até para ficar drogado! Existe também um debate que rola por aí desde muito atrás, dizendo que um instrumento afinado em 432hz soa melhor do que um afinado em 440hz. Na minha opinião fica apenas um pouco mais grave, e realmente é isso que acontece quando você diminui a frequência, soa mais grave, quando aumenta, soa mais agudo. Se você tocar em conjunto com instrumentos que estejam em frequências diferentes, vai soar desafinado, porém, afinar um instrumento em uma frequência diferente não é uma tarefa simples! Normalmente se usa um afinador, e mesmo assim ainda é difícil mantê-lo na mesma afinação, a não ser que esteja regulado por um luthier (é como um mecânico, mas de instrumentos musicais). É relativamente fácil afinar um instrumento de ouvido. Dependendo do instrumento, você fica familiarizado com o som e sabe quando está desafinado, ou precisa ter um ouvido mais aguçado, como num piano. Atualmente é mais fácil testar o som de frequências diferentes, em quase todos os teclados, vem um afinador de frequência e você pode colocar qualquer uma.

Existem milhares de estudos que tentam comprovar que a frequência de 432hz soa melhor que a de 440hz, um deles consiste em pegar um equipamento de som, colocar embaixo de uma placa de metal e colocar areia em cima, aí toca algum instrumento nas duas frequências e, conforme as vibrações das notas atingem a areia, ela vai formando desenhos que ficam mais bonitos na frequência de 432hz, ficam mais bem formados, porém, é muito relativo para tirar qualquer conclusão. Existe também uma teoria sobre o governo ter criado como padrão a frequência de 440hz, porque ela pode controlar a mente das pessoas, colocando mensagens ocultas, subliminares, em seu subconsciente, bizarro, não?

Eu adorei a imagem, o homem presente nela é o guitarrista Steve Ray Vaughan, guitarrista de blues que reviveu o estilo nos anos 80, poucas pessoas tocavam na época, a maioria eram músicos da era de ouro do blues, até ele aparecer e devolver toda a fama e glória ao estilo. Se não fosse por ele, talvez o blues tivesse sido esquecido, ou pelo menos não teriam nascido tantos músicos. Influenciou toda uma geração com sua técnica e talento sem igual, tocava até com a guitarra atrás da cabeça e usava cordas mais grossas (0.013mm). Infelizmente morreu nos anos 90, vítima de um acidente de helicóptero, mas sua música jamais morrerá.

]]>