A PESCA MILAGROSA (Aula nº 41 A)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

  (Clique na imagem para ampliá-la.)

Outro importante nome da pintura que, a exemplo de Masaccio e Jan van Eyck, tentou repassar em suas obras a realidade, como essa se mostra aos olhos, foi o alemão Konrad Witz (c.1400-1446). A composição que ora estudamos tem sido descrita como a primeira paisagem topográfica na pintura do norte europeu. Ele não se contenta a representar o mar de Tiberíades com uma série convencional de linhas onduladas, como faziam os pintores medievais. Ele imagina como deve ter acontecido a presença de Jesus nas águas ao encontrar os pescadores. Ele pinta uma paisagem real. Segundo o Prof. E. H. Gombrich, “Talvez se trate da primeira representação exata, o primeiro ‘retrato’ de um panorama jamais tentado”. Ele também pintou pescadores de verdade, homens rudes do povo, meio desajeitados, buscando manter o barco em equilíbrio. Primeiramente é necessário acessar o link Konrad Witz – A PESCA MILAGROSA e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente!

  1. A composição em estudo possui uma temática:

    1. mitológica
    2. religiosa
    3. histórica
    4. científica

  2. Suas figuras esculpidas e o seu interesse…………………….. da paisagem de fundo, tornam-no um dos nomes importantes da arte renascentista.

    1. pela perspectiva e pelo realismo
    2. pelo esboço e pela imaginação
    3. pelo classicismo e pela fidelidade
    4. pela arte egípcia e pelas convenções

  3. A composição bíblica A Pesca Milagrosa é tida como uma obra-prima do artista em razão……………………. presente na paisagem.

    1. do colorido intenso
    2. dos variados tons de verde
    3. da modernidade do tratamento
    4. da posição do barco

  4. A cena é transposta do mar da Galileia para o………….. nos arredores de Mont Blanc com o Petit Salève do outro lado do lago.

    1. Lago Léman
    2. Lago Ness
    3. Lago de Constança
    4. Lago de Genebra

  5. A transposição permitiu ao artista usar sua observação das características………….. reais, ao invés de trabalhar com a imaginação, como fizeram outros pintores.

    1. celestes
    2. topográficas
    3. vegetativas
    4. aquáticas

  6. Todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

    1. Jesus Cristo acompanha a pesca de seus doze apóstolos no lago.
    2. Quatro dos apóstolos retiram a rede com peixes da água.
    3. Dois discípulos — um em cada ponta do barco — remam.
    4. Pedro encontra-se na água caminhando em direção ao Mestre para saudá-lo.

  7. É possível ver……………… de Pedro dentro da água clara.

    1. as mãos
    2. os braços
    3. as pernas
    4. as vestes

  8. A auréola que circunda a cabeça de Cristo e seus seguidores simboliza sua……….

    1. humanidade
    2. bondade
    3. humildade
    4. divindade

  9. A imagem de Cristo não reflete na água como indicativo de que………………

    1. uma nuvem protege seu corpo
    2. não está sujeito às leis da natureza
    3. encontra-se muito distante da água
    4. seu manto confunde-se com a água

  10. A técnica usada pelo artista foi:

    1. têmpera sobre madeira
    2. óleo sobre madeira
    3. têmpera sobre tela
    4. óleo sobre tela

Gabarito
1.b / 2.a / 3.c / 4.d / 5.b / 6.a / 7.c / 8.d / 9.b / 10.a

Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – KONRAD WITZ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *