A SANTÍSSIMA TRINDADE DE MASACCIO (Aula nº 39 B)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

Aprendemos que Brunelleschi (arquiteto e escultor) e Donatello (escultor) — ambos artistas italianos do Renascimento — são tidos como mestres importantíssimos para seu tempo. O pintor italiano renascentista Masaccio gozava dessa mesma importância no campo da pintura. Foi ele o responsável por tornar mais compreensível para seus colegas florentinos muitos dos êxitos matemáticos de Brunelleschi. Esses três artistas são vistos como a síntese do sucesso do Renascimento, ao romper com as fronteiras da convenção e fazer uso de técnicas inovadoras, combinando-as com as tradições antigas (greco-romanas). Estudaremos hoje uma pintura — obra do magistral Masaccio — que foi uma das primeiras criadas de acordo com essas regras matemáticas. Primeiramente é necessário acessar Masaccio – A SANTÍSSIMA TRINDADE e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.

  1. Os gregos compreenderam o uso do escorço, os pintores helenísticos eram hábeis em criar a ilusão de profundidade, mas somente……………… foi capaz de criar as leis matemáticas em relação à distância de objetos e pessoas na pintura.

    1. Giotto di Bondone
    2. Fra Angelico
    3. Simone Martini
    4. Fillipo Brunelleschi

  2. O grande mural intitulado A Santíssima Trindade encontra-se localizado na Igreja de Santa Maria Novella, na cidade de ………………, Itália, sendo tido como uma das obras que deram início à pintura renascentista.

    1. Veneza
    2. Roma
    3. Florença
    4. Milão

  3. Foi a primeira vez em que o espaço …………. foi projetado na pintura.

    1. tridimensional
    2. bidimensional
    3. plano
    4. sideral

  4. Ao ver o mural, tamanha era a perfeição do uso da perspectiva linear empregada por Masaccio que as pessoas pensavam que:

    1. A obra poderia despencar sobre a cabeça delas.
    2.  Havia sido aberta uma cavidade na parede e erguida uma capela.
    3. As figuras maciças de grande simplicidade e beleza sairiam a caminhar.
    4. A presença do esqueleto tinha por finalidade assustar os cristãos.

  5. O único gesto presente na pintura é o………………….

    1. de São João enlaçando as mãos.
    2. do doador indicando a esposa.
    3. da Virgem apontando para Jesus.
    4. da mulher indicando o esposo.

  6. O enquadramento em perspectiva das figuras de Masaccio repassa a sensação de que elas……….

    1. estão vivas.
    2. estão se mexendo.
    3. parecem mitológicas.
    4. parecem estátuas.

  7. A abóbada, as colunas e as pilastras lembram a arquitetura……………… tão buscada pelos renascentistas italianos.

    1. clássica
    2. gótica
    3. egípcia
    4. românica

  8. A obra acima apresenta três planos. No superior encontram-se:

    1. Deus Pai, Deus Filho e a Virgem.
    2. Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo.
    3. São João Evangelista, Deus Filho e a Virgem.
    4. O casal de doadores e São João Evangelista.

  9. Na base da composição encontra-se um sarcófago, onde foi pintado um esqueleto — representando todos os seres humanos — com uma inscrição: “O que és, já fui eu; o que sou, tu virás a ser”.

    Marque a alternativa que mais condiz com a inscrição:

    1. “ Fui ontem o que você é e sou agora o que serás.”
    2. “Se não mudares, teu fim será como o meu.”
    3. “O que és, jamais fui eu; o que sou, tu nunca serás.”
    4. “O que sou hoje, serás amanhã, se buscares o bem”.

  10. Este mural de Masaccio é tido como uma das obras que deram início à pintura………….

    1. gótica
    2. românica
    3. helenística
    4. renascentista

Gabarito
1.d / 2.c / 3.a / 4.b / 5.c / 6.d / 7.a / 8.b / 9.a/ 10.d

Obs.: Conheça a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – MASACCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *