Comentários sobre: BIPOLARIDADE – AFASTAR-SE NÃO É COVARDIA https://virusdaarte.net/bipolaridade-afastar-se-nao-e-covardia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bipolaridade-afastar-se-nao-e-covardia Site brasileiro especializado em arte e cultura Sun, 13 Feb 2022 15:32:05 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 Por: Moacyr https://virusdaarte.net/bipolaridade-afastar-se-nao-e-covardia/#comment-83173 Sun, 13 Feb 2022 15:32:05 +0000 https://virusdaarte.net/?p=44421#comment-83173 Fiona

Gostei muito do seu sincero depoimento. Parabéns pela franqueza. Irá ajudar muitas pessoas. Espero que encontre pessoas melhores.

]]>
Por: Claudia Frazão https://virusdaarte.net/bipolaridade-afastar-se-nao-e-covardia/#comment-83168 Sat, 12 Feb 2022 15:32:52 +0000 https://virusdaarte.net/?p=44421#comment-83168 Fiona, querida!

Meu segundo casamento foi com um sociopata, quase 8 anos de inferno. Saí despedaça e fui me cuidar. Já fazia terapia e precisei de consulta com psiquiatra e antidepressivo. Após 2 anos da separação namorei um narcisista por 6 meses. Os dois recusavam tratamento, não admitiam que tinham problemas. Terminei meu tratamento, tive alta do psiquiatra, da terapia, e segui minha vida em paz! As pessoas só mudam e só buscam ajuda quando realmente querem! Você está certíssima em se afastar de quem nega a própria realidade! Nossa saúde mental e nosso amor próprio vem sempre em primeiro lugar. Não me prejudico mais, nem sinto culpa em me afastar de quem não quer nenhum tipo de ajuda nesse sentido. Desejo o melhor, e sigo grata por ter essa consciência e respeito por mim. Olhe sempre pra dentro de você, exerça a gratidão na sua vida e assim atrairá pessoas boas!
Desejo tudo de melhor pra ti e muitas boas vibrações!

]]>
Por: Adevaldo R. Souza https://virusdaarte.net/bipolaridade-afastar-se-nao-e-covardia/#comment-83166 Sat, 12 Feb 2022 13:33:31 +0000 https://virusdaarte.net/?p=44421#comment-83166 Fiona

Não sou especialista no assunto, mas me parece que você está precisando de uma mudança radical de vida: de companheiro, de moradia e quem sabe até de cidade. Desejo-lhe tudo de bom.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/bipolaridade-afastar-se-nao-e-covardia/#comment-83161 Sat, 12 Feb 2022 05:31:48 +0000 https://virusdaarte.net/?p=44421#comment-83161 Fiona

Quero cumprimentá-la por este depoimento tão sensível e generoso que, sem dúvida alguma, irá ajudar muitas pessoas com problemas semelhantes aos seus.

Você aborda uma questão muito importante: ficar ou se afastar de uma pessoa com doença mental, mas que não leva o tratamento a sério e pior, que se recusa a seguir o tratamento. Compreendo perfeitamente quando expõe:

“Eu não consegui salvar nenhum dos meus companheiros. Todos me fizeram muito mal. E a negação por parte deles foi maior que as minhas forças positivas. Eu tive que escolher: ou me afundava tentando salvá-los, ou vivia e deixava a minha mãe idosa viver em paz, sem chorar e sofrer, vendo sua filha desmoronar todos os dias.”

Não resta dúvida de que a opção mais sábia foi escolher viver a sua própria vida, libertando-se do sofrimento e deixando de impingi-lo à sua mãe. Num outro parágrafo você escreveu:

“Quando saí de perto daquelas pessoas às quais me referi acima, eu me senti meio covarde. Achei que as estava abandonando. Mas eu não aguentava mais conviver com elas.”

Tal pensamento é muito comum àqueles que têm que optar por se afastar de pessoas, como as descritas por você. Nosso corpo possui limites. Não somos infalíveis. O afastamento em tais situações é extremamente necessário, pois diz respeito à nossa própria vida. Indivíduos com doenças mentais, sejam lá quais forem, que se negam a tratar, põem em risco a vida daqueles que os rodeiam, principalmente os mais próximos (companheiro ou companheira). Quero fechar com uma grande verdade repassada por você:

“O narcisismo, as manipulações e a inconstância por parte de quem não aceita tratamento estão a nos matar todos os dias.”

Os negacionistas não têm consciência de que a negação deles põe em risco a vida daqueles que os rodeiam. Não há outra saída, senão deixá-los entregues à própria ignorância. Estou com você!

Abraços,

Lu

]]>