Comentários sobre: BIPOLARIDADE X ABANDONO DA FAMÍLIA https://virusdaarte.net/bipolaridade-x-abandorno-da-familia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bipolaridade-x-abandorno-da-familia Site brasileiro especializado em arte e cultura Thu, 01 Sep 2022 03:01:06 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: Carlos https://virusdaarte.net/bipolaridade-x-abandorno-da-familia/#comment-85928 Thu, 01 Sep 2022 03:01:06 +0000 https://virusdaarte.net/?p=47602#comment-85928 Alex,

também sou casado com uma pessoa que tem TAB. Provavelmente sua esposa está maníaca. É típico do estado maníaco esse “se apaixonar” do nada por coisas ou pessoas, essas escolhas impulsivas que alteram bruscamente os rumos da vida. Quando voltar ao normal, ela vai se arrepender e sofrer, provavelmente sequer vai reconhecer essa pessoa por quem diz estar apaixonada hoje.

Muito estranho a clínica ter deixado isso acontecer, o que me faz duvidar da qualidade dela. Deveriam estar preparados para prevenir esse tipo de situação. Também já deveriam ter te dado um prognóstico sobre a recuperação dela. Os medicamentos mais recomendados possuem uma resposta rápida pra tirar as pessoas de um surto maníaco grave, coisa de poucas semanas.

Alex, ela precisa seguir corretamente o tratamento. Deixar de tomar as medicações ou tomar de maneira incorreta pode agravar o quadro. Entenda que não é possível manter um relacionamento com um bipolar que não se trata. Peça ajuda da família dela para tirá-la dessa crise e se tratar. Cuide também de você e de sua saúde mental.

Boa sorte.

]]>
Por: Silva https://virusdaarte.net/bipolaridade-x-abandorno-da-familia/#comment-85862 Sun, 28 Aug 2022 20:23:49 +0000 https://virusdaarte.net/?p=47602#comment-85862 Amigo, passei por isso durante 4 anos morando junto com um bipolar. Sei que a gente não quer desistir, mas é muito difícil, se a pessoa não aceitar fazer o tratamento e seguir certinho. Priorize você. Insistir é algo muito perigoso, cuidado com a sua saúde.

]]>
Por: Lu Dias Carvalho https://virusdaarte.net/bipolaridade-x-abandorno-da-familia/#comment-85852 Sun, 28 Aug 2022 14:33:10 +0000 https://virusdaarte.net/?p=47602#comment-85852 Alex

Sinto-me imensamente comovida com a situação de todos vocês que aqui deixem seu depoimento, vítimas indiretas desse transtorno que vem crescendo cada vez mais em todo o mundo. Se o doente sofre, aqueles que têm uma relação direta com ele parece sofrer ainda mais, pois são obrigados a conviver com as consequências de uma doença que judia com toda a família próxima.

Amiguinho, além do tratamento para minorar os efeitos do transtorno bipolar no doente, pois até agora não há cura, as pessoas em volta (principalmente o parceiro/parceira) precisam de um apoio mental para aguentar o baque que não é fácil. Portanto, aconselho-o a buscar amparo, principalmente para ajudar na conduta de seus filhos, pois agora você é “pãe” (pai/mãe). Precisa encarar os fatos com o máximo de racionalidade, sem fantasia ou emoção, e ver o que pode fazer. Lembre-se de que passa a ter, com seus filhos, uma responsabilidade dobrada. Para tanto precisa se fortalecer.

Alex, há uma coisa que vem me intrigando nos relatos aqui no blogue: os parceiros (ou parceiras) são apaixonados por seus pares. Todos parecem amar incondicionalmente a pessoa com quem se relaciona. O que torna esses doentes bipolares tão especiais na condição amorosa, a ponto de quase ninguém querer deles se separar? Gostaria de obter respostas a respeito.

Amiguinho, a palavra-chave na sua vida agora é “fortalecimento”. Seus filhos passam a ocupar o topo da pirâmide de suas prioridades. Esse problema vivido por sua mulher logo irá passar, o que não é sinônimo de que outros não virão, principalmente se ela não fizer uso contínuo dos medicamentos. Lembre-se de que ela é uma vítima, não é dona de suas ações. É um mero joguete na mão da doença. A partir do momento que você encarar os fatos com racionalidade, deixando a emoção de lado, seu sofrimento diminuirá. Busque todas as informações possíveis sobre tal transtorno, leia os relatos de pessoas que vivem o mesmo problema e vá vivendo com ela até onde for possível. Em hipótese alguma deixe seus filhos somente com ela. Continue em contato conosco.

Abraços,

Lu

]]>
Por: Claudia Frazão https://virusdaarte.net/bipolaridade-x-abandorno-da-familia/#comment-85835 Fri, 26 Aug 2022 03:44:10 +0000 https://virusdaarte.net/?p=47602#comment-85835 Ale

Antes de tudo, sinta-se abraçado e acolhido!
Não posso dimensionar o tamanho do seu sofrimento, mas imagino que seja imenso, ainda mais com os filhos envolvidos.

O pouco que sei sobre bipolaridade são esses altos e baixos, num momento depressivo e no outro eufórico, quando acontece esse “fugir da realidade”, essa “busca” por algo diferente, novo, essa empolgação gigantesca que infelizmente tira tudo dos eixos e vira do avesso a vida de quem convive com a pessoa. E como você mencionou no texto, após vem a depressão.

Priorize seus filhos, priorize sua saúde mental. Olhe pra você com todo cuidado que merece para enfrentar essa fase.
Não permita que as crianças sofram. Talvez um tempo fora de toda essa situação seja o melhor e o mais sensato para você e principalmente para as crianças.

Espero ter ajudado!
Paz e bem!

]]>