Comentários sobre: COVID-19: EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL https://virusdaarte.net/covid-19-em-tempos-de-isolamento-social/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=covid-19-em-tempos-de-isolamento-social Site brasileiro especializado em arte e cultura Fri, 01 May 2020 19:03:58 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/covid-19-em-tempos-de-isolamento-social/#comment-78527 Fri, 01 May 2020 19:03:58 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38845#comment-78527 Em resposta a Rosa.

Rosa

Temos que agir exatamente como você, cumprindo a nossa parte e esperando que os governantes cumpram a deles. É fato que estamos todos apreensivos com o momento vivido, pois a preocupação é nacional e global. O cuidado com nossos pais é fundamental neste momento. Se você sai por necessidade, cumprido o estabelecido pela OMS, não há porque ter medo. Isto tudo irá passar e poderemos voltar à nossa vida de antes. O que vemos é a prova de nossa fragilidade diante da vida e é a lição que ficará para todos nós.

Beijos,

Lu

]]>
Por: Rosa https://virusdaarte.net/covid-19-em-tempos-de-isolamento-social/#comment-78525 Thu, 30 Apr 2020 22:35:35 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38845#comment-78525 Lu e queridos amigos deste espaço maravilhoso,

eu digo que estou em semi quarentena há uns 43 dias. Chamo de semi pois, como vivo com a minha mãe idosa, eu tenho de sair para comprar comida e ir à farmácia; vou assustada, temerosa, já tive vontade de largar as compras no mercado e vir embora. Resisto, mas a angústia é grande. Além do medo do Coronavírus eu me ressinto do “peso” que é me responsabilizar também por minha mãe. Como disse a uma colega deste espaço, sempre fui ansiosa, nervosa, deprimida. Com a pandemia tudo isso se agravou, durmo e tenho sonhos vívidos, estranhos, às vezes pesadelos. Porém, apenas tomo o meu antidepressivo, o Escitalopram, evito calmantes. Eu tenho consciência que todo mundo está passando pelas mesmas dificuldades, sofrendo com as incertezas deste momento. Para enfrentar com um pouco de equilíbrio a pandemia e o pânico tenho feito meditações, um pouco de Ioga e tomado muito, muito chá, menos o Mate.

É isso, força para todos nós e para todas as pessoas do Brasil e do mundo. Vamos vencer, se Deus quiser.

]]>
Por: Edward Chaddad https://virusdaarte.net/covid-19-em-tempos-de-isolamento-social/#comment-78481 Sat, 25 Apr 2020 02:58:01 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38845#comment-78481 Hernando,

há muito eu te admiro, pelo conteúdo magnifico de seus artigos. Desta vez, desnuda com excelência, o estado de ânimo que habita os corações de verdadeiros brasileiros e sonhadores com dias melhores para o nosso país e para o mundo.

Assim, comungo de seu sonho, pois é de todos:

“Não era necessário falar em paraíso ou inferno, tamanha era a bondade a circular pelos quatro cantos da Terra. Todas as pessoas viviam apenas o agora, cheias de benignidade e banhadas pela alegria. Não havia países, pois todas as fronteiras caíram por terra. Não havia raças, pois toda a humanidade era igual. Não se falava em morte e tampouco em religião. Tudo era bom e pacífico. A fome havia se evacuado da Terra, pois todos os bens eram repartidos, uma vez que a ganância não mais imperava. O que havia era uma irmandade. Tudo era único. Tudo era uno.”

Infelizmente, somos humanos e, no fundo, com o predomínio do materialismo doentio. Por isto, é importante a existência do Estado, forte e preocupado com os interesses de todos. A questão, no fundo, acredito ser de um lado os interesses econômicos de poucos e de outro o desastre humano, que se desenvolve em nossa frente, e onde, infelizmente, nada podemos fazer. E, assim, por desejo de poucos, temos a realidade da ideia do Estado mínimo.

O estado democrático tem que ser forte para atender o povo que é, de fato, a nação. Este é um sonhar com realidade possível. Sendo advogado, lembro a todos, consoante o saudoso e extraordinário jurista Pedro Lessa:

“Direito é o conjunto orgânico das condições de vida e de desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, dependentes da vontade humana e que são ou devem ser garantidos pela força coercitiva do Estado.” ( Pedro Lessa).

Está aí o objeto do direito: garantir as condições de vida e de desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. E devem ser garantidos pela força coercitiva do Estado que tem que existir forte e democrático e não ser o estado mínimo, que nega saúde, educação, ação social e segurança. O Brasil sequer tem condições para garantir as condições de vida e desenvolvimento de cada cidadão e da sociedade. Simples assim.

É necessária uma pandemia que ceifa milhares de vidas para que os poderes se convençam de que o estado mínimo não pode ser implantado? Em 1965, quando iniciei meus estudos de direito, havia professores corajosos que diziam o que pensavam, mesmo diante da ameaça da ditadura militar. Hoje tenho 50 anos de advocacia e preciso, ainda, repetir a definição de direito de Pedro Lessa, para que muitos acordem!

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/covid-19-em-tempos-de-isolamento-social/#comment-78410 Mon, 20 Apr 2020 17:14:23 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38845#comment-78410 Em resposta a Fabiane Marins.

Fabiane

Está difícil para todo mundo, principalmente para nós que já carregamos transtornos mentais. Devemos apenas seguir as orientações da OMS e dar tempo ao tempo para que tudo isso passe. Devemos sempre ter em mente que tudo na vida passa, seja bom ou ruim. É normal que você se sinta nervosa, mas nem por isso pode ficar tomando calmantes o tempo todo. Lembre-se que o mundo todo está passando por isso e você não é a única. Força, minha amiga! Procure não complicar seu problema mental com algo que está além de seu alcance. Vamos torcer para que uma vacina surja o mais rápido possível, algo que está sendo pesquisado em quase todos os países do mundo.

Quando se sentir tristinha, venha para cá.

Beijos,

Lu

]]>
Por: Fabiane Marins https://virusdaarte.net/covid-19-em-tempos-de-isolamento-social/#comment-78401 Sat, 18 Apr 2020 21:51:29 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38845#comment-78401 Lu e amigos

Muito difícil esta nossa fase. O Covid-19 me deixou muito mais ansiosa, acordo a noite toda, tenho pesadelos e durante o dia fico nervosa com tudo. Estou tendo que tomar calmantes além do meu antidepressivo. Mais vai passar.

]]>