Di Cavalcanti – CASA VERMELHA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

di12

Di foi o primeiro a trazer para a pintura a gente dos morros, a gente dos subúrbios, onde nasceu o samba. (…) O que lá se passa é autêntico, de origem e sensibilidade. (Mário Pedrosa)

Na sua composição Casa Vermelha, o pintor brasileiro Di Cavalcanti apresenta três personagens femininas, que ocupam o centro da tela.

Uma das mulheres está de frente para o observador, parecendo fitá-lo. Ela traz as mãos entrelaçadas à frente do corpo e as pernas ligeiramente abertas. De costas para o observador, estão duas outras mulheres. A que se encontra à esquerda, traz na cabeça um cesto, que é firmado por sua mão esquerda, enquanto gesticula com a outra. A terceira mulher, à direita, encontra-se de perfil, como se conversasse com a companheira.

Ao fundo, estão três casas, sendo duas à direita da rua e uma à esquerda. Dentre elas está a casa vermelha, que dá nome ao quadro.

Ficha técnica
Ano: sem data
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 80 x 60 cm
Localização: Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, S. Paulo, Brasil

Fonte de pesquisa
Di Cavalcanti/ Coleção Folha

4 pensou em “Di Cavalcanti – CASA VERMELHA

  1. Valcir Chitaro

    Lu, gostaria de saber sobre um quadro que achei numa obra antiga, abandonada, do autor Emíliano de Cavalcanti, de 1945. Trata-se de uma casa vermelha, óleo sobre tela, Galeria da Pinacoteca do Estado de São Paulo. É um quadro assinado a caneta atrás de 1961; é um quadro bem antigo. Será que teria algum valor esta obra de arte?

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Valcir

      Sendo uma obra de Di, seria, sim, um quadro muito valioso, ainda mais que o artista já se encontra morto. Envie uma foto pelo meu e-mail que está na primeira página do site.

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Ana

      Eu realmente não sei. Nada encontrei a respeito, mas pela data da obra (embaixo do texto) dá para você ter uma ideia.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *