Recontadas por LuDiasBH
- O Homem e a Terra
Júpiter deu ordem ao deus Hermes para que desse ao homem e à mulher a Terra como moradia. Mas, assim que se apossaram do planeta, o casal e sua descendência começaram a derrubar as florestas e a cavar profundos buracos na terra. Enfraquecido pela dor, o planeta terrestre pediu a seus inquilinos humanos que não lhe tirassem a pele e nem esburacasse sua carne. Mas eles fizeram ouvidos moucos. Ele então lhes disse que lhes restituiria a maldade enterrando seus ossos, molhados com muitas lágrimas, sob o som pungente dos gemidos dos que ficavam depois.
Moral da história
Não há nada se faça na Terra que não se tenha um retorno.
- Os dois Adversários Políticos
Um barqueiro fazia a travessia de um canal marítimo, levando dois homens, inimigos políticos de longas datas. Procurando se distanciar ao máximo, um sentou na popa do barco e o outro na proa. Uma procela abateu-se sobre eles. A morte era iminente para todos. O homem da popa quis saber qual parte da embarcação afundaria primeiro. O barqueiro disse-lhe que era a proa. Satisfeito, ele deu um grande sorriso, alegando que seria um imenso prazer ver seu inimigo morrer primeiro.
Moral da história
Algumas pessoas jogam com a própria vida, unicamente para ver o inimigo fracassar, ainda que o leve junto.
- A Serpente e a Lima
Estava uma serpente esfomeada, pois não comia havia dois dias, quando entrou na oficina de um ferreiro. Remexeu aqui e acolá procurando algo para matar sua fome. Viu uma lima novinha em folha, e optou por comê-la. Mas assim que deu a primeira bocada, ouviu o deboche do instrumento, chamando-a de tola, uma vez que não costumava ceder nada a ninguém, mas ao contrário, só era de seu instinto tirar.
Moral da história
Os avaros só pensam no próprio umbigo, não hesitando em tirar do outro até mesmo a pele.
- Júpiter e a Raposa
Depois de observar a raposa por um longo tempo, o deus Júpiter achou que, em razão de sua inteligência e habilidade, poderia dar-lhe a soberania sobre os animais da floresta. E assim o fez. Dona Vulpes vulpes passou a andar só de liteira, carregada por dois possantes ursos. O deus, porém, continuava a o observá-la, para ver sua conduta. De uma feita, enquanto era transportada, viu uma franguinha na beira da estrada, e sobre ela pulou ávida. Foi o bastante para que Júpiter destituísse-a de seu cargo.
Moral da história
Os hipócritas, ainda que atinjam altos patamares, não tardam em mostrar a sua real natureza.
- Júpiter e as Conchas
O deus Júpiter andava chateado com a humanidade. A maior parte dela tornara-se má, avara, imoral e traiçoeira. Encarregou, portanto, o deus Hermes de anotar todas as faltas dos homens e mulheres em conchas. Semanalmente, o encarregado levava-as até o deus dos deuses, para que ele castigasse os insensatos. Mas, pelo fato de as pequenas conchas misturarem entre si, o castigo não era dado cronologicamente.
Moral da história
A Justiça dos céus pode tardar, mas jamais deixará de acontecer, ainda que a humana nada faça.