Comentários sobre: GUIGNARD, O MÁGICO DO GESTO https://virusdaarte.net/guignard-o-magico-do-gesto/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=guignard-o-magico-do-gesto Site brasileiro especializado em arte e cultura Mon, 29 Aug 2016 18:19:41 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: Manoel Matos https://virusdaarte.net/guignard-o-magico-do-gesto/#comment-32477 Mon, 15 Jul 2013 00:14:11 +0000 http://virusdaarte.net/?p=4863#comment-32477 Em resposta a Edward Chaddad.

Professor Pierre

Eu quase nada conhecia sobre a vida de Guignard. Mas vejo que ele, além de grande artista, era também uma pessoa admirável. Gostei muito de seu texto.

Abraços

Manoel

]]>
Por: Edward Chaddad https://virusdaarte.net/guignard-o-magico-do-gesto/#comment-32469 Sat, 13 Jul 2013 02:36:40 +0000 http://virusdaarte.net/?p=4863#comment-32469 Prof. Pierre

Que bom conhecer, por tua excelente narrativa, o lado mais doloroso do pintor Guignard, que muitos admiradores desconhecem.

Esse lado tão difícil foi o grande desafio que sua vontade maravilhosa enfrentou, o poder de sua mente, o mais extraordinário recurso humano, soube transpor e, com todo seu drama, triunfar na arte. E ainda conseguia se comunicar e bem, através de gestos, pois tinha dificuldades para falar, como colocaste muito bem, e com riqueza de detalhes, em teu maravilhoso texto.
Não sou, como sabes, um conhecedor da arte da pintura. Porém, interesso-me e me delicia ver os belos quadros e tentar entender as obras que mais admiro.

Na minha adolescência, eu tive um professor de trabalhos manuais, no Ginásio, prof. Luiz Beraldo, que era um extraordinário pintor e que nos mostrou sua arte, privilegiando-me com explicações. Ainda vou escrever sobre ele, pois foi uma figura marcante em minha vida.
Sei, assim, que o artista revela, sempre, o que existe em sua alma, seu interior, como evidenciava meu professor.

Ao ler teu texto, revelando o drama de Guignard, pesquisei na Internet e vi alguns quadros, inclusive, é claro, o seu autorretrato, tanto jovem, como o da ilustração, quando já estava na terceira idade, mostrando-nos que não temia sua imagem e que não a anatematiza, convivia com ela e não se complexava com isto.

Também, vendo os demais quadros, sensibilizou-me a quantidade de cores vivas, alegres, contagiantes em suas obras e o apego, ao que me parece, (perdoa-me se estiver falando bobagem) ao lugar onde morou, área urbana, construções coloridas, mostrando muitas igrejas (penso que ele era religioso ou convivia muito bem com a religião), festivas imagens, muitas flores, muitas paisagens.

Percebo que ele era amigo do mundo em que vivia. Não vi, talvez esteja enganado, nenhuma obra dele mostrando que a sua vida era triste. Pelo contrário, seus quadros exalavam alegria e uma profunda felicidade.

Diante do sofrimento que ele carregava, desde o seu nascimento, é muito profundo perceber que o artista vivia em paz com o mundo exterior. Esta conclusão, chego pelo que demonstrou nas telas, seu mundo interior.

Obrigado, prof. Pierre, por teu texto, que muito me emocionou, pois é bastante importante avaliar que, mesmo diante do sofrimento e de uma vida difícil, podemos ser felizes. Guignard, penso, foi um homem feliz.

]]>
Por: Pierre Santos https://virusdaarte.net/guignard-o-magico-do-gesto/#comment-32461 Thu, 11 Jul 2013 05:55:25 +0000 http://virusdaarte.net/?p=4863#comment-32461 Em resposta a LuDiasBH.

Pois é, Lu: Guignard era assim mesmo. Jamais pensava em si, em tirar proveito de alguma coisa, fosse o que fosse que lhe pudesse beneficiar. Tudo fazia para agradar aos amigos, aos conhecidos, a todos que dele dependiam dentro do campo artístico. Sua única preocupação era criar belezas que retratassem o mundo e enfeitassem a vida. Era um homem puro, ingênuo por um processo de pureza e, ao mesmo tempo, de uma sabedoria imensa, que sabia ensinar com os gestos e criar com a limpidez da alma. Nem mesmo as grandes provações, que a vida lhe impôs, tiraram-lhe a alegria de aqui estar, criar e fazer tudo quanto fez ao longo de sua existência. Embora fosse religioso, não foi um místico e eu lhe juro, minha amiga, que, se o tivesse sido, hoje estaria canonizado, tais a grandiosidade e o desprendimento com que a todos sempre se doava. Obrigado, minha cara, por suas palavras carinhosas.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/guignard-o-magico-do-gesto/#comment-32453 Tue, 09 Jul 2013 02:53:49 +0000 http://virusdaarte.net/?p=4863#comment-32453 Prof. Pierre

Fiquei emocionada com seu texto retratando um pedacinho da vida de Guignard.
Não há como não ficar apaixonada com esse homem simples e de talento inquestionável.
Quanta bondade e pureza havia naquele coração, apesar de todos os problemas que carregava.

Lindeza de texto!

Abraços,

Lu

]]>