Comentários sobre: IDOSOS E TERAPIA COM BONECAS https://virusdaarte.net/idosos-e-terapia-com-bonecas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=idosos-e-terapia-com-bonecas Site brasileiro especializado em arte e cultura Sat, 29 Dec 2018 02:38:50 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: Celina Telma Hohmann https://virusdaarte.net/idosos-e-terapia-com-bonecas/#comment-74154 Sat, 29 Dec 2018 02:38:50 +0000 http://virusdaarte.net/?p=30053#comment-74154 Idosos! Dementes, doentes, comprometidos, mas sempre com lembranças…

Meu trabalho como Terapeuta Ocupacional mostrou um lado fascinante do poder das lembranças. As bonecas, principalmente às idosas, têm um poder de tranquilizar que enternece quem acompanha a evolução diária da perda da memória, ainda que em lapsos, ou, mais seriamente, em crescimento relativamente acelerado diariamente.

A cada década se cria uma nova denominação para as mudanças comportamentais decorrentes da idade, do ataque que sofre a pessoa que envelhece. Perde-se capacidades, não se perde o instinto e na mulher – ainda que existente também no homem – o instinto materno, sempre latente, ou, talvez, a volta à infância, o que é comum no labirinto do cérebro, está aceso, à busca e a boneca tem um papel bastante importante.

Na área psiquiátrica, atendi pacientes masculinos que se apegavam às bonecas com a luta ferrenha em não abandoná-la ou perdê-la. Era o conforto, o porto seguro, um quê de lembranças e carinho que talvez compensasse toda a complexidade do quadro. Numa das situações, um paciente em particular, homem de estatura alta, forte, com um quadro de comprometimento bem complexo, deu-me um certo trabalho ao apanhar uma das bonecas que eu havia levado ao hospital para ensinar às pacientes. Era uma boneca de porcelana. Linda, delicada e ele, numa rapidez surpreendente, a apanha, abraça com o maior dos abraços e não a solta mais. Virou sua mascote e nunca sofreu um único arranhão. Perdi a boneca e ganhei o sorriso diário em vê-la tão bem protegida por aquelas mãos grandes, aquele sorriso aberto e o carinho que o fazia tão criança! Doce lembrança! Não foi o único paciente onde as bonecas davam o sossego que precisavam. Muitos se enquadravam no quadro.

Na fase do trabalho voluntário em asilos – ainda não as ILPIs – a boneca sempre foi o melhor dos presentes e impossível chegar às idosas sem que viessem com os olhos da expectativa, mostrando as bonecas já com cheirinho de muito colo ou, pidonas que só, pedindo outra. Algumas gostavam de trocá-las por outra, mas se de panos ou plástico, as bonecas sempre estiveram presentes na vidinha de pessoinhas que por vezes nem lembravam se tinham família, ou não, mas sabiam que tinham a boneca.

Voltei há pouco para visitar pessoas idosas. O mesmo pedido, o mesmo amor, o mesmo gesto de carinho. Também, assustadoramente, descobri que algumas a afagam, tratam a “menininha” com o maior chamego e logo em seguida, num repente, lá se vai a garotinha para o ar. Um gesto de inconformismo com a realidade, um saber que causará espanto, ou a prova de que a doença que acomete o idoso muda, como muda a forma de verificar-se a dinâmica do envelhecimento? Não sei. Em verdade, nem importa saber, mas fico com a crença de que naquela mente, o instinto do amor ainda é o forte, independentemente de como estejam. Não vou visitar idosos sem levar uma boneca, mesmo numa clínica conceituada perto de onde moro e que tem regras específicas, mas como sou “de casa”, levo uma das filhotinhas, porque sei que esse pedacinho de maciez acalma… Sou bonequeira por todos os motivos: gosto de fazê-las, sei que fazem bem e quando menos se espera lá vem a pergunta se levei outra boneca. Sempre levo!

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/idosos-e-terapia-com-bonecas/#comment-74113 Wed, 26 Dec 2018 15:07:07 +0000 http://virusdaarte.net/?p=30053#comment-74113 Em resposta a Paulo Cardoso.

Caro Dr. Paulo Cardoso

Antes de mais nada agradeço a sua visita e comentário, pois toda informação é muito importante para as pessoas que lidam com doentes de Alzheimer.

Esse tipo de terapia é realmente um paliativo nesse mundo tão complexo em que vivem as pessoas acometidas pelo Alzheimer, mas, ainda que breve, seu custo financeiro, como você mesmo afirma, vale a indicação. Ao que me parece, trabalha com pacientes com esta doença tão incapacitante. Saiba que este site estará aberto, caso queira nos enriquecer com textos seus sobre o assunto ou sobre quaisquer outros relativos à saúde.

Abraços,

Lu

]]>
Por: Paulo Cardoso https://virusdaarte.net/idosos-e-terapia-com-bonecas/#comment-74101 Tue, 25 Dec 2018 12:02:53 +0000 http://virusdaarte.net/?p=30053#comment-74101 Como todo tratamento para doença de Alzheimer na atualidade é apenas paliativo, o uso da boneca também o é, melhora a agressividade, acalmando, aliviando um pouco a tensão familiar, tem um custo-benefício pequeno, pois em pouco tempo o paciente se desliga da boneca. Como é uma terapia que tem um custo financeiro baixo é validada a indicação, mas nem todos os pacientes respondem da mesma maneira, assim como todo tipo de terapia.

]]>