MARIA NO JARDIM (Aula nº 25 A)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH 

Vimos na aula anterior que na Idade Média a Europa Ocidental foi responsável, após o século X, por dois importantes estilos de arte: o Românico e o Gótico. O primeiro foi sendo sucedido aos poucos pelo segundo, de modo que é impossível precisar com clareza o aparecimento de um e de outro, pois durante certo tempo eles chegaram a coexistir. A arte românica teve início no século XI, quando as cidades europeias começaram a prosperar e as expressões artísticas dos diferentes povos passaram a unificar-se em razão das peregrinações e das Cruzadas. Estudaremos agora uma pintura de estilo românico, feita por um pintor alemão conhecido apenas como Mestre do Jardim do Paraíso. Primeiramente é necessário acessar o link  MARIA NO JARDIM (clique sobre ele) e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Nota: Estou observando que alguns participantes não leem a explicação sobre a obra em estudo, não se direcionando ao link em destaque, o que empobrecerá sua capacidade interpretativa das obras de arte, uma vez que o teste traz apenas um terço das explicações contidas no texto. Faz-se necessário ler o texto integralmente!

  1. Esta é uma pintura mundialmente famosa, conhecida como A Virgem em Hortus Conclusus com Santos e também Maria no Jardim Cercado com os Santos. Seu tema é:

    1. mitológico
    2. histórico
    3. lúdico
    4. religioso

  2. O lugar tranquilo está cercado por muralhas que separam os personagens do mundo violento que jaz lá fora. Tudo na pintura está ligado ao simbolismo ……….

    1. greco-romano
    2. bizantino
    3. mariano
    4. gótico

  3. O que identifica os santos é a posse de determinados objetos ou as atividades executadas por eles. Santa Doroteia, por exemplo, está associada às flores e aos frutos, por isso ela….

    1. planta rosas.
    2. colhe cerejas.
    3. distribui maçãs.
    4. oferta lírios.

  4. Na metade superior da composição Maria destaca-se como a maior de todas as figuras, usando um majestoso manto azul. Carrega sobre a cabeça uma coroa de ouro incrustada de pedras preciosas e nas mãos traz um volumoso livro. Ela reclina a cabeça levemente em direção do livro. É possível ver …………., tamanho é o perfeccionismo do pintor.

    1. a escrita em uma de suas páginas
    2. as iluminuras da página principal
    3. os detalhes da capa do livro
    4. a fita que separa a página

  5. O Menino Jesus está brincando com Santa Catarina e dedilha um instrumento musical conhecido como……….. Muitos pintores da Idade Média pintaram Jesus tocando um instrumento, embora os Evangelhos nada digam sobre isso.

    1. cítara
    2. flauta
    3. violino
    4. saltério

  6. Possivelmente incapaz de demonstrar a bem-aventurança através da expressão facial, o pintor usa o instrumento musical para se referir ………….., pois, como vimos em outros textos, os sinais e símbolos eram usados para ensinar a fé cristã, uma vez que na Idade Média eram pouquíssimas as pessoas que sabiam ler.

    1. à paz na Terra
    2. ao divertimento no paraíso
    3. à alegria celestial
    4. ao canto dos anjos

  7. A mesa próxima a Maria simboliza a sua humildade como serva do Senhor. O muro simboliza a sua virgindade. Um pouco abaixo do Menino Jesus é possível observar uma árvore cortada, símbolo da….

    1. ressurreição da vida.
    2. humanidade pecadora.
    3. natureza mística de Maria.
    4. união com os santos.

  8. Ao lado da árvore cortada está………… para reforçar a simbologia proposta:

    1. um diabo
    2. um anjo
    3. uma santa
    4. um machado

  9. Três personagens encontram-se à direita da composição. O que mostra que são do sexo masculino? 

    1. Os olhos e a boca.
    2. Seus dedos delgados.
    3. A cor mais escura do rosto.
    4. Suas calças frouxas.

  10. Todas as afirmativas estão corretas, exceto:

    1. A diversidade de flores são uma referência a Maria.
    2. As violetas simbolizam sua humildade.
    3. Os lírios brancos simbolizam sua pureza.
    4. Todas as flores pertencem à mesma estação.

  11. A presença do diabo, do dragão morto e da árvore cortada nada tem a ver com o Paraíso representado pelo jardim, mas isso não importa, porque….

    1. a arte do artista é que deve ser levada em conta.
    2. a pintura tinha por objetivo apenas ensinar a fé cristã.
    3. a pintura deve expressar apenas a harmonia.
    4. o artista não levou em conta os ensinamentos cristãos.

  12. Os pássaros estão minuciosamente representados na composição e, pelo menos, 10 espécies foram reconhecidas e dentre as inúmeras plantas é possível identificar 20 espécies diferentes.

    Todas as respostas em relação aos animais e flores estão corretas, exceto:

    1. pavão e canário;
    2. pintassilgo e pardal;
    3. pintarroxo e japu;
    4. lírio-branco e violeta.

Gabarito
1.d / 2.c / 3.b / 4.a / 5.d / 6.c / 7.b / 8.a / 9.c / 10.d / 11.b / 12.a

8 comentários em “MARIA NO JARDIM (Aula nº 25 A)

  1. Matê Autor do post

    Lu
    Como é bom ser guiada por você na compreensão da obra. A gente perde quando, num museu, fica diante de uma grande obra e logo é obrigada a passar para outro quadro, sem nunca conhecer o talento do autor. O guia turístico pouco sabe. Decora tudo para dizer. A gente só ouve e ninguém pergunta nada.

    Lu, sem exagero, voltei umas dez vezes ao texto e ao quadro de Nossa Senhora para não perder nenhum detalhe. Via e ia lá conferir e caçava os detalhes de sua explanação. Aprendi muito. Realmente entender a arte demanda estudo.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Matê

      Aquelas visitas corridas a museus famosos, quando temos pouquíssimos minutos para ficar em frente das pinturas, praticamente não acrescenta nada, a não ser a emoção de se encontrar perto do trabalho de um artista que viveu bem distante de nós. Aquele corre-corre é cansativo. O estudo da arte requer tempo e paciência, como fez você com este quadro.

      Beijos,

      Lu

      Responder
  2. Marinalva Dias Autor do post

    Lu
    A Virgem em Hortus Conclusos (jardins fechados), obra em estilo românico, pertencente à Idade Média, é cheia de detalhes retratados daquela época. Cada um deles possui um objetivo específico. É uma cultura simbólica da Cristandade. Sentar, caminhar e tocar música eram algumas das atividades leves que praticavam sem extenuar.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      As obras artísticas na Idade Média eram cheias de simbologia, cujo intuito era o de levar os fiéis a reconhecer os santos e as narrativas bíblicas. Assim se tornava mais fácil a catequese, uma vez que a imensa maioria de devotos não sabia ler.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  3. Moacyr Autor do post

    Lu

    Esta pintura é realmente notável, ainda mais por pertencer ao estilo românico, relativo à Idade Média.
    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Moacyr

      Como pode ver, a arte está presente em qualquer que seja a fase da história da humanidade. A pintura é realmente belíssima.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  4. Antônio Costa

    Lu

    Não sei se foi intencional ou não e nem mesmo o significado, mas há uma perspectiva diferente dependendo de como se olha a parede do muro, (frontal ou lateral) de modo que as figuras podem estar internas ou externamente ao muro.

    Antônio

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Antônio

      Esta pintura é relativa ao estilo românico pertencente à Idade Média, quando os artistas ainda não dominavam a técnica da perspectiva. O que lhes importava era unicamente passar uma mensagem didática relativa à religião cristã. Todas as paredes do muro não são mostradas, mas apenas duas, o que dá a impressão de que as figuras podem estar dentro ou fora de suas cercanias. O que interessava ao pintor era evidenciar a Virgem no jardim com seu Menino e Santos. Há também o predomínio das cores vermelha e azul que têm uma simbologia própria dentro do cristianismo.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *