Comentários sobre: Matisse – MULHER COM CHAPÉU https://virusdaarte.net/matisse-mulher-com-chapeu/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=matisse-mulher-com-chapeu Site brasileiro especializado em arte e cultura Thu, 11 Aug 2022 23:38:52 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/matisse-mulher-com-chapeu/#comment-74642 Tue, 05 Feb 2019 12:51:34 +0000 http://virusdaarte.net/?p=18476#comment-74642 Em resposta a Guilherme Miranda.

Guilherme

Você tem toda a razão. Vemos isso na música, onde filhos de cantores tentam pegar carona no talento dos pais. Veja meu texto neste site intitulado TALENTO OU OPORTUNISMO.

Hoje virou lugar comum achar que tudo é arte. Qualquer um pode colocar um vaso sanitário sobre dois tijolos e dizer que é arte, mas a verdade é bem outra. O bom é que esses arremedos de artista não sobrevivem ao tempo, pois somente os grandes mestres perpetuam. A eles devemos a verdadeira magia da arte.

Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre!

Abraços,

Lu

]]>
Por: Guilherme Miranda https://virusdaarte.net/matisse-mulher-com-chapeu/#comment-74636 Mon, 04 Feb 2019 17:27:09 +0000 http://virusdaarte.net/?p=18476#comment-74636 Em resposta a LuDiasBH.

Lu

Eu realmente nunca vi um matemático que não soubesse calcular, interpretar… Nunca vi um motorista que não soubesse dirigir. Nunca vi um músico que não soubesse tocar um instrumento. Nunca vi um eletricista que não faça um trabalho de instalação elétrica. Porém estou cansado de ver indivíduos serem chamados de pintores sem o ser. Gostaria de ver se um desses faria uma copia razoável de uma pintura de Almeida Junior, uma natureza morta de Pedro Alexandrino. Muitos fazem qualquer porcaria e depois os outros que se virem para justificar o que foi feito e, olha que tem gente que fica cinco horas falando, observando, analisando. É uma brincadeira! Os otários que nada entendem não querem parecer ignorantes, então olham e fazem cara de conteúdo. Basta dizer que muitos que são conhecidos na tv, como Jô Soares, se dizem pintor, fazem qualquer porcaria e são pintores. O sucesso está ligado muitas vezes ao dinheiro da família, colônia, etnia, oportunismo. Existem, sim, os que realmente são pintores e temos que admirar pelas cores, composição, etc.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/matisse-mulher-com-chapeu/#comment-38415 Fri, 05 Jun 2015 23:26:59 +0000 http://virusdaarte.net/?p=18476#comment-38415 Em resposta a Edward.

Ed

O artista não pode pautar seu trabalho apenas nos aplausos. Como bem diz, muitos estão bem além de sua época, e, por isso, são incompreendidos num determinado tempo, restando-lhes o reconhecimento da posteridade.

É realmente triste ter conhecimento das agruras pelas quais passou Van Gogh, passando as mais primárias necessidades, e ver que colecionadores ganham hoje milhões de dólares com seu trabalho. Mas, como diz, são coisas da vida, e não há como remediar o passado.

A maior riqueza do verdadeiro artista é o prazer advindo da execução de sua arte. Nada compra esse momento. Não me refiro àqueles que se vendem, em prol daquilo que é vendável num determinado momento, ainda que seja uma porcaria o que produz.

O tempo é o responsável por fazer justiça. Unicamente ele.

Grande abraço,

Lu

]]>
Por: Edward https://virusdaarte.net/matisse-mulher-com-chapeu/#comment-38408 Fri, 05 Jun 2015 19:03:25 +0000 http://virusdaarte.net/?p=18476#comment-38408 LuDias

Muitas vezes, o artista está mais adiantado que o seu tempo.
Matisse adoeceu, porque não compreendeu que a sociedade, na época, não percebia que a pintura não era uma foto, mas sim, uma revelação dos sentimentos mais íntimos que habita a alma do artista. E inclusive não percebeu o belo que havia na sua obra. Hoje ela tem grande valor.

Penso que o sucesso ou fracasso, seja do artista, seja do profissional, não podem ser medidos tão somente durante uma existência. Podem até chegar muito tempo depois, durante a sua vida ou até depois dela. Os fracassados de hoje podem ser o sucesso de amanhã. O sucesso de hoje pode ser considerado um fracasso no amanhã. O mundo não é imutável. Está em constante transformação e, por isso, não podemos nos impressionar com as críticas.

É importante a consciência do que somos e do que estamos fazendo. Temos que ter humor para enfrentar as turbulências da vida. E isto, posso lhe dizer, entendi. Nada é imutável, reitero. Podemos até errar, mas os nossos equívocos, com o tempo, podem abrir as portas de outras observações e até descobertas importantes, como os experimentos de cientistas que um dia abrem as portas, v. gratia, para a cura de doença. Quantos livros somente foram achados depois da existência do autor?

E falando em pintura, que tal Van Gogh, cujas telas não valiam nada ao tempo de sua vida, eram até insuficientes, conforme li, até para a sua sobrevivência. Porém, elas se tornaram fortunas para aqueles que as adquiriram.
Garanto que Van Gogh, no momento da sua criação artística, estava feliz e exultante, mesmo sendo um doente mental, o que o levou inclusive ao suicídio. Foi um gênio da pintura que o mundo, durante a sua vida, desconheceu e nunca lhe deu importância. Hoje é um grande e extraordinário sucesso. Coisas da vida!

]]>