Comentários sobre: MENTE E CORPO SÃO INDISSOCIÁVEIS https://virusdaarte.net/mente-e-corpo-sao-indissociaveis/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mente-e-corpo-sao-indissociaveis Site brasileiro especializado em arte e cultura Thu, 08 Sep 2022 21:48:52 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/mente-e-corpo-sao-indissociaveis/#comment-76759 Mon, 02 Sep 2019 17:05:07 +0000 https://virusdaarte.net/?p=37718#comment-76759 Em resposta a Ana Maria.

Ana Maria

Já em encontrava com saudades suas. Seus comentários sempre me trazem alegria.

Esta série de textos sobre corpo e mente tem exatamente o propósito de alertar-nos para o fato de que ambos são indissociáveis e não ao contrário, como se pensava antigamente.

Beijo no seu coração,

Lu

]]>
Por: Ana Maria https://virusdaarte.net/mente-e-corpo-sao-indissociaveis/#comment-76745 Sat, 31 Aug 2019 19:02:56 +0000 https://virusdaarte.net/?p=37718#comment-76745 Olá Lu, tudo bem?

Gostei muito da última colocação no texto, sobre cuidarmos do corpo, pois ao negligenciarmos o mesmo, a mente sofre! Pode parecer algo óbvio, mas eu precisava ler isso, pois ultimamente ando me preocupando somente com a mente e as emoções. Se posso cuidar de um, posso cuidar do outro!

Obrigada pelos seus textos maravilhoso.

Um grande abraço!

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/mente-e-corpo-sao-indissociaveis/#comment-75975 Thu, 30 May 2019 14:13:33 +0000 https://virusdaarte.net/?p=37718#comment-75975 Em resposta a Cristiane Costa.

Cristiane

Você nem imagina como fiquei feliz com o seu comentário. Esperava impacientemente por uma melhora de sua saúde. Você é realmente uma grande guerreira POP. Estamos todos orgulhosos de sua coragem e força de vontade.

Abraços,

Lu

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/mente-e-corpo-sao-indissociaveis/#comment-75974 Thu, 30 May 2019 14:10:16 +0000 https://virusdaarte.net/?p=37718#comment-75974 Em resposta a Edward Chaddad.

Edward

Como sempre, seus comentários acrescentam importantes informações aos textos escritos, ampliando ainda mais o meu conhecimento e o dos leitores deste espaço. Quanto ao Dr. Miguel Nicolelis, esse é um dos grandes nomes da Ciência em nosso país. Espero que receba o crédito que merece, uma vez que o conhecimento – nos mais diferentes patamares – vêm sendo destroçado por esse governo irresponsável e estúpido, cujo objetivo e calar a Ciência e a Educação como um todo.

Mais uma vez agradeço a sua participação tão enriquecedora.

Abraços,

Lu

]]>
Por: Edward Chaddad https://virusdaarte.net/mente-e-corpo-sao-indissociaveis/#comment-75969 Thu, 30 May 2019 01:57:03 +0000 https://virusdaarte.net/?p=37718#comment-75969 LU DIAS

Adorei o artigo “Mente e Corpos São Indissociáveis”.

Há neste artigo muitos elementos surpreendentes que mostram a relevância do intestino em relação ao cérebro, de forma que é inquestionável a sua assertiva de que:

“A Ciência sabe que ‘mente’ e ‘corpo’ são interligados, indissociáveis, formando uma única unidade. Contudo, teoricamente falando, costuma tratá-los distintamente, no intuito de facilitar seu estudo, mas isso jamais poderá acontecer na prática, pois não se pode fragmentar a natureza humana, desprezando a sua totalidade”

A mente é, assim, parte do corpo e, ao contrário do que muitos afirmam, não está localizada apenas no cérebro. Inclusive, atualmente, há entendimentos recentes de que o intestino é o segundo cérebro do ser humano:

“Ele tem mais neurônios que a espinha dorsal e age independentemente do sistema nervoso central.” Eis o artigo publicado no G1 Globo, elaborado por BBC News. – Por que o intestino é considerado nosso ‘2º cérebro’ e outros 5 fatos surpreendentes sobre o órgão) artigo publicado no G1 ).

Ainda neste artigo uma constatação:

“Diferente de qualquer outro órgão do corpo, nosso intestino pode funcionar sozinho. Tem sua própria autonomia para tomar decisões, não precisa que o cérebro lhe diga o que fazer”, explica a doutora Rossi.”

O nosso comando, inclusive, pode nem partir do cérebro, pois este não realizaria suas funções, claramente, se não houvesse um sistema nervoso central e o periférico, que procedem a interconexão do cérebro com todos os órgãos humanos. Se eu colocar, v. gratia, a mão no fogo, imediatamente os neurônios sensoriais, na planta do pé, irão, imediatamente, se comunicar com o Sistema Nervoso Central – medula central -, que comanda o movimento e, assim, de imediato iria retirar a mão da chama. No mesmo momento, outros neurônios irão levar o sinal transmitido até a medula espinhal e a dor iria ser sentida. Claramente o cérebro iria perceber que a chama do fogo pode nos queimar e irá, no futuro, armazenar a informação para ocasiões em que você lidar com o fogo.

Assim, há um interligação entre o cérebro e todas as partes do corpo, o que nos leva a entender que somos um todo único. Um paraplégico, com lesão completa na medula pode perder o controle e a sensibilidade dos seus membros inferiores, tornando impossível andar. Inclusive, informa o Globo Sociedade, em 12/05/2019:

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis publicou na última sexta-feira na revista “Scientific Reports” uma pesquisa liderada por ele e que levou dois paraplégicos a caminharem. A partir de várias abordagens combinadas, em especial o desenvolvimento de um novo dispositivo de estimulação muscular e de uma interface cérebro-máquina, dois pacientes com paraplegia crônica “foram capazes de caminhar com segurança apoiados em 70% do peso do próprio corpo, acumulando ao todo 4.580 passos”, como explicam os cientistas no estudo.

Conseguiu, doutor Nicolelis, após perseverar por muitos anos, o início de um novo sistema que deverá ser aperfeiçoado, estimulando, através de interface cérebro-máquina, movimento perdido pela lesão completa na medula. Portanto, a mente e o corpo são identidades únicas. Daí o excelente artigo, onde assevera que:

“O fato de as doenças terem uma relação direta com as manifestações psíquicas e emocionais é uma prova dessa unicidade. Assim como os fatores psicológicos podem contribuir para o surgimento ou agravamento de inúmeros distúrbios físicos, as doenças orgânicas, por sua vez, podem afetar o estado de espírito ou a forma de pensar e de agir de um indivíduo. A depressão, por exemplo, é capaz de inibir o sistema imunológico, tornando o doente mental mais predisposto a infecções como o resfriado. Portanto, saúde mental e saúde física devem ser tratadas simultaneamente, uma vez que ambas são inseparáveis.”

]]>