Comentários sobre: NÃO MINTA PARA SEU MÉDICO! https://virusdaarte.net/nao-minta-para-seu-medico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=nao-minta-para-seu-medico Site brasileiro especializado em arte e cultura Sun, 30 Jun 2013 13:15:47 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: Beto https://virusdaarte.net/nao-minta-para-seu-medico/#comment-32393 Sun, 30 Jun 2013 13:15:47 +0000 http://virusdaarte.net/?p=5258#comment-32393 Dr Telmo,

Os melhores atendimentos médicos que recebi foram dos clínicos gerais que, na minha infância, eram conhecidos como os médicos da família. Naquele tempo, além da formação profissional, os médicos eram também recebiam nos bancos acadêmicos uma formação humanística plena que, infelizmente, foi sendo minimizada nas reformas dos currículos dos cursos de medicina. Na década de 70, um professor de biologia do ensino médio e também de Anatomia Comparada no ensino superior, nos manifestou com grande preocupação esse esvaziamento na formação humanística e ética dos profissionais de medicina. Agora, querem “importar” médicos cubanos sem passar pela avaliação do CFM. Sabe-se que menos de 5% dos médicos estrangeiros são aprovados no Brasil na revalidação dos seus diplomas. Imagine então, os brasileiros com menos recursos sendo atendidos por esses “médicos” que não falam a nossa língua e cuja formação profissional é muito inferior aos nossos médicos! Isso sem falar na falta de equipamentos, remédios e materiais que Irão encontrar em várias cidades do interior.

Parabéns pelo texto.

Beto

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/nao-minta-para-seu-medico/#comment-32375 Sat, 29 Jun 2013 20:43:51 +0000 http://virusdaarte.net/?p=5258#comment-32375 Dr. Telmo

Sempre achei de suma importância os médicos de família que acabavam conhecendo os problemas genéticos de todos os membros.
Eles eram polivalentes.
Depois que se compartimentou a medicina em médico disso e daquilo, não resta dúvida de que todos acabaram perdendo.
Um bom clínico geral vale por uma dezena de especialistas.
Meu marido, com um avc na artéria aorta, foi salvo por uma médica clínica geral.

O relato do Edward, acima, é também muito importante.

Parabéns pela excelência do texto.

Lu

]]>
Por: Edward Chaddad https://virusdaarte.net/nao-minta-para-seu-medico/#comment-32357 Sat, 29 Jun 2013 17:56:41 +0000 http://virusdaarte.net/?p=5258#comment-32357 Dr. Telmo

Dá gosto de ler um texto como este, onde se dá o devido valor ao médico clínico geral, que pode, em um diagnóstico, perceber o mal que o paciente sofre e, se necessário, encaminhá-lo ao clinico especializado.

A vida de minha esposa foi salva por um deles. Ela consumia sulfa para desinflamar a enterite regional. A sulfa inibia os glóbulos brancos e ela acabou ficando com leucopenia, com índice baixíssimos, próximos a não ser possível a recuperação.

Durante a leitura do exame laboratorial, imediatamente perguntou quais os medicamentos que ela estava tomando e tão logo soube (o que o médico especializado não havia notado) da sulfa, ligou-a à leucopenia, asseverando que deveria imediatamente parar de tomar a sulfa (se não me engano era sulfalazide, coisa assim).

Indicou um médico que conhecia, com uma cartinha sobre a questão da sulfa. Uma semana depois, a leucopenia começou a regredir. O tratamento foi reiniciado com corticóides e, depois de alguns meses, os níveis de leucócitos estavam normais.

Parabéns pelo texto, mais do que um ensinamento, um conselho utilíssimo que pode salvar vidas.

]]>