O CASAMENTO CAMPONÊS (Aula nº 63 B)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

(Clique duas vezes na gravura para ampliá-la.)

O pintor Pieter Bruegel, o Velho, foi o mais importante dos mestres flamengos no que diz respeito à pintura de gênero. Ele se dedicou sobretudo a pintar cenas da vida dos camponeses. Nutria grande simpatia pelas pessoas do campo, inclusive vestindo-se como elas, com o objetivo de entre elas se inserir e estudar-lhes o comportamento sem que chamasse a atenção. É sobre a gente camponesa que pintou muitas obras famosas. É tido como o pintor mais influente de sua época. Suas paisagens exerceram grande influência na arte flamenga (relativa a Flandres: França e Bélgica) e no norte dos países baixos. Bruegel seria seguido por gerações de pintores holandeses. Hoje estudamos uma de suas mais importantes obras. Primeiramente é necessário acessar o link Pieter Bruegel, o Velho – O CASAMENTO CAMPONÊS e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

  1. O casamento visto na obra acontece na:

    1. Idade Antiga
    2. Idade Média
    3. Idade Moderna
    4. Idade Contemporânea

  2. A obra mostra uma cena que se passa:

    1. numa cidade pequena
    2. numa escola do arraial
    3. num celeiro de fazenda
    4. num restaurante de estrada

  3. Estão corretas as afirmativas acerca da obra, exceto:

    1. É uma verdadeira comédia humana, mostrando a perspicácia do artista.
    2. Inúmeras ações acontecem ao mesmo tempo, cheias de riqueza anedótica.
    3. A maioria das pessoas sentadas à mesa concentra-se em beber e comer.
    4. O excesso de personagens repassa a sensação de congestionamento.

  4. Marque a alternativa incorreta em relação à mesa:

    1. Trata-se de uma longa mesa de madeira feita com pranchas sobre cavaletes.
    2. É mostrada de forma oblíqua, ocupando grande parte do local da festança.
    3. Está circundada por toscos bancos de madeira e forrada com um pano branco.
    4. O único banco com recosto está ornado com gravuras de festas juninas.

  5. Todas as alternativas estão corretas no que diz respeito à noiva, menos:

    1. Dois feixes de trigo e um ancinho estão pendurados na parede, à sua esquerda.
    2. Encontra-se em destaque, usando uma grinalda enfeitada com penas de pavão.
    3. Traz uma expressão tola no rosto e as mãos unidas numa postura de recato.
    4. À sua direita duas mulheres, com suas toucas brancas, conversam entre si.

  6. Em relação aos participantes da festa só não podemos afirmar que:

    1. Há uma criança sentada à mesa e outra no chão lambendo o prato.
    2. Todos estão bem agasalhados, levando a crer que a festa acontece no inverno.
    3. Inúmeras pessoas aglomeram-se na porta ao fundo para entrar no ambiente.
    4. Uma mulher oferece uma caneca de cerveja a um homem com colete branco.

  7. O único animal presente no local é um cão que se encontra:

    1. próximo à porta de entrada
    2. perto dum homem de gibão preto
    3. na frente dos dois músicos
    4. ao lado dos jarros vazios

  8. Os convidados vestem roupas coloridas, com destaque para o …………. e o ……….. que avivam a composição.

    1. branco e azul
    2. marrom e verde
    3. vermelho e branco
    4. preto e vermelho

  9. Acerca da comilança podemos afirmar que são servidos:

    1. macarrão, pão, mingau e sopa
    2. panqueca, pão, mingau e sopa
    3. panqueca, bolo, mingau e sopa
    4. panqueca, pão, mingau e arroz

  10. Em relação à festividade não podemos afirmar que:

    1. A comilança é farta, com muita bebida e comida.
    2. As pessoas à mesa em sua maioria estão apenas preocupadas com a barriga.
    3. A noiva, com um sorriso bobo no rosto, apenas acompanha os acontecimentos.
    4. Dois tocadores de berimbau alegram o ambiente com seus instrumentos.

  11. Sobre os dois homens robustos que servem a refeição não podemos afirmar que:

    1. Carregam uma enorme porta deitada, amarrada a dois pedaços de madeira.
    2. O homem de azul é o mais alto da festa, ocupando o centro do quadro.
    3. A colher de madeira no sapato de um deles assinala que é uma pessoa pobre.
    4. Usam vestimentas iguais e trazem o pé direito à frente, enquanto andam.

  12. Os cabelos da noiva encontram-se à vista pela última vez. Por quê?

    1. Depois de casada passará a usar uma touca branca.
    2. Terá sua cabeça raspada para a noite de núpcias.
    3. Os cabelos serão eliminados para evitar piolhos.
    4. Só as mulheres idosas e virgens mostram os cabelos.

  13. O noivo não aparece ao lado da noiva, costume da época, quando também era vedada qualquer forma de carinho. Quem será o noivo?

    1. O homem que se encontra com uma colher na boca.
    2. O homem de preto com uma caneca na mão, pedindo mais cerveja.
    3. Aquele que se encontra enchendo um caneco de cerveja, à esquerda.
    4. O pintor não deu pistas de quem seja ou se está presente na festa.

  14. A obra em estudo encerra um grande mistério. Qual seria?

    1. A presença de um gato nas costas do homem com uma espada.
    2. O homem com um gorro vermelho na cabeça e outro branco na mão.
    3. O pé adicional que aparece debaixo da porta usada para servir os pratos.
    4. O homem com chifres presente num dos cantos da composição.

Obs.: Conheçam a pintura mais acessada do blogue e que pertence ao mesmo pintor:
Pieter Bruegel, o Velho – JOGOS INFANTIS

Gabarito
 1.b / 2.c / 3.d / 4.a / 5.d / 6.a / 7.b / 8.c / 9.b / 10.d / 11.c / 12.a / 13.d / 14.c

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *