Comentários sobre: O CÉREBRO E AS EMOÇÕES https://virusdaarte.net/o-cerebro-e-as-emocoes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-cerebro-e-as-emocoes Site brasileiro especializado em arte e cultura Mon, 10 Jun 2024 22:12:02 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 Por: Rosa https://virusdaarte.net/o-cerebro-e-as-emocoes/#comment-77205 Mon, 18 Nov 2019 17:11:23 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38202#comment-77205 Em resposta a LuDiasBH.

Oi, Lu,

Obrigada. Continuar na luta, sempre.

Beijos

Rosa

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/o-cerebro-e-as-emocoes/#comment-77204 Mon, 18 Nov 2019 15:56:17 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38202#comment-77204 Em resposta a Rosa.

Dina

Diz um ditado que “nós somos aquilo que pensamos ser”, portanto, mudar a dinâmica dos maus pensamentos é o melhor caminho a tomar. O primeiro passo é levantar-se da cama assim que acordar. Quanto mais tempo ficar deitada, mais remoerá pensamentos ruins. O segundo passo é viver apenas um dia de cada vez, procurando alegrar-se com coisas simples (até mesmo com uma florzinha que brota num jarro). O terceiro é ser POP (paciente, otimista e persistente). Estava assistindo à olimpíada com pessoas paraplégicas (paraolímpica) e fiquei envergonhada com as muitas vezes em que me deixo abater por coisas corriqueiras. Ver a busca de superação daqueles atletas é uma lição de vida. A corrida de pessoas com deficiência visual, então, deixou-me profundamente emocionada. E o salto de varas com quem tem pernas mecânicas!

Amiguinha, os textos que tenho postado têm por finalidade mostrar-nos o quanto podemos modificar nossa mente, pois ela é moldável. Cientistas mostram que ela não perde esse poder nunca. Portanto, a ideia de que ela vence sempre é ilusória.

Vou lhe enviar uns links para que leia.

Beijos,

Lu

]]>
Por: Rosa https://virusdaarte.net/o-cerebro-e-as-emocoes/#comment-77194 Sat, 16 Nov 2019 23:16:44 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38202#comment-77194 Lu e colegas,

buscar o autocontrole ou o controle da mente é o que eu faço desde os meus 28 anos, quando tive as primeiras crises de pânico e nem se falavam nestes termos. De lá pra cá luto diariamente contra a depressão e os pensamentos negativos. Na maioria das vezes acordo mal e o primeiro pensamento do dia é uma lembrança ruim de algum acontecimento recente ou antigo. Luto contra isso, mas a “mente” sempre vence. É horrível, porque às vezes nem eu me aguento e fico pensando que a minha mente já se acostumou a ser deprimida. O pior de tudo é a angústia que me persegue, o nó na garganta mesmo quando não tem um motivo forte.

O que pode ser isso? Alguém falou em sensibilidade aguçada; eu sempre me considerei ultrassensível. Mas o meu maior medo é terminar a vida sendo uma “velhinha” deprimida. Porque se eu canso em ser assim, imagine as pessoas em volta.

Obrigada Lu e colegas por este espaço maravilhoso.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/o-cerebro-e-as-emocoes/#comment-77186 Wed, 13 Nov 2019 14:08:39 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38202#comment-77186 Em resposta a Hernando Martins.

Hernando

O seu comentário é um anexo muito bem-vindo ao texto, ao acrescentar mais informações e tornar mais explícitas as ali contidas. Como disse num comentário anterior à Pri, o modo como canalizamos as nossas emoções em relação aos embates da vida faz toda a diferença. Pesquisas mostram que as pessoas que mais sofrem são aquelas totalmente movidas pelas emoções. E por que isso? Elas possuem um de seus “eus” – o da sensibilidade – muito à flor da pele, normalmente agindo primeiro e acionando a razão (isso quando o faz) depois do caldo derramado. Seu “eu melindroso” melindra-se por qualquer coisa, recebendo em troca um sofrimento extremado. No fundo, tais pessoas acham que não merecem qualquer tipo de sofrimento, ou seja, ainda que inconscientemente elas levam tudo para o lado pessoal, esquecendo-se de que a existência de todo ser vivo é um embate diário. É fato que precisamos endurecer muitas vezes, mas, como diz o nosso Guevera, sem jamais perder a ternura.

Um grande abraço,

Lu

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/o-cerebro-e-as-emocoes/#comment-77184 Wed, 13 Nov 2019 13:48:17 +0000 https://virusdaarte.net/?p=38202#comment-77184 Em resposta a Pri.

Pri

Ao contrário dos animais irracionais, nós temos a capacidade de gerenciar as nossas emoções, pois fomos dotados com a razão. É claro que nem sempre é fácil, tendo nós que lidarmos com tropeços, quedas, recomeços… numa luta diária. Contudo, para mim, existem dois pontos básicos nesta caminhada: 1. mudar a maneira de olhar a vida, não dando muita importância à maioria dos acontecimentos; 2. valorizarmos e nosso “eu” e não nos deixarmos magoar por ninguém, pois somente nós temos o poder de nos tornar infelizes.

Amiguinha, vi um filme certa vez em que o chefe da tribo ao ver seu filho ir embora para uma cidade grande deu-lhe dois sábios conselhos:

– Meu filho, jamais se deixe abater por coisas pequenas. E saiba que nesta nossa curta vida TODAS AS COISAS são pequenas.

Um grande beijo,

Lu

]]>