Comentários sobre: O LIMIAR DA ARTE GREGA (Aula nº 12) https://virusdaarte.net/o-limiar-da-arte-grega-aula-no-12/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-limiar-da-arte-grega-aula-no-12 Site brasileiro especializado em arte e cultura Sun, 11 Sep 2022 21:08:58 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/o-limiar-da-arte-grega-aula-no-12/#comment-79564 Thu, 17 Sep 2020 17:45:10 +0000 https://virusdaarte.net/?p=40761#comment-79564 Em resposta a Marinalva Dias.

Marinalva

A arte na Grécia Antiga realmente foi profícua e inovadora, ao contrário do que estudamos na arte egípcia. Uma das principais razões para que isso acontecesse foi a interação entre os povos e a liberdade que os artistas tinham para criar, ao contrário do que acontecia no Egito Antigo. A privação da liberdade atinge as produções artísticas em cheio, amordaçando e minando a criatividade em quaisquer que sejam os tempos.

Beijos,

Lu

]]>
Por: Marinalva Dias https://virusdaarte.net/o-limiar-da-arte-grega-aula-no-12/#comment-79563 Thu, 17 Sep 2020 17:38:06 +0000 https://virusdaarte.net/?p=40761#comment-79563 Lu
É admirável o que os gregos antigos conseguiram criar, usando apenas os materiais e conhecimentos existentes à época. Usaram a criatividade, tendo como inspiração o homem, a religião e a própria natureza. Não se importavam em apenas imitar, mas queriam sempre acrescentar algo diferente.

É importante observar a assimilação e a transmissão de conhecimento existente entre os povos que habitaram a Grécia Antiga. Essa troca de estilos, a perseverança e a vontade de aperfeiçoar cada vez mais fez com que a arte se tornasse cada vez mais enriquecida.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/o-limiar-da-arte-grega-aula-no-12/#comment-79558 Wed, 16 Sep 2020 22:38:03 +0000 https://virusdaarte.net/?p=40761#comment-79558 Em resposta a Hernando Martins.

Hernando

Se não me engano, já no primeiro texto/aula, eu explico que a história da arte é também a história da humanidade, mostrando, como escreveu você, que a arte imita a vida. A arte nada mais é do que uma resposta à vida (ou a demonstração dessa) que um povo leva num determinado período de sua história, portanto, conhecer a história da arte é também conhecer a história da Terra. Enganam-se aqueles que acham que o estudo da arte não lhes acrescenta absolutamente nada. Assim pensando, deixam de viajar através da História e descobrir fatos que até então lhes eram desconhecidos. E, numa sequência lógica, o conhecimento de tais fatos abrem o nosso horizonte, a nossa capacidade de compreender e julgar, mas julgar com conhecimento de causa, sem o “achismo” tão comum ao povo brasileiro.

Possuo uma admiração muito grande pelo saber da Grécia Antiga com sua arte maravilhosa nos mais variados campos e os seus inesquecíveis filósofos. Penso que, depois, poderemos partir para um curso de filosofia aqui no blogue.

Abraços,

Lu

]]>
Por: Hernando Martins https://virusdaarte.net/o-limiar-da-arte-grega-aula-no-12/#comment-79555 Wed, 16 Sep 2020 20:16:00 +0000 https://virusdaarte.net/?p=40761#comment-79555 Lu

É impressionante como a arte e o reflexo do estilo de vida de um povo é moldado politicamente de acordo com os interesses dos senhores do poder, independentemente do período da história humana.

É notório que a arte grega teve início nas penínsulas gregas e no baixo Oriente, região da Turquia, banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu e Negro. Certamente era uma região de muita circulação de pessoas e mercadorias, ou seja, havia um intercâmbio robusto entre os povos. Nesse período,a arte era muito simples e precária, não havia uma técnica apurada nos trabalhos artísticos. Posteriormente, os gregos desenvolveram técnicas artísticas bastante avançadas, principalmente nas esculturas, com detalhes mais aguçados das partes do corpo humano, como por exemplo dos músculos e órgãos genitais. Também houve muita criatividade na elaboração das cerâmicas, com desenhos geométricos, mas, em contrapartida nao houve avanço nos trabalhos pictóricos(pintura).

É interessante observar como a arte imita vida! Na civiluzacao grega não havia um imperador absoluto, existiam tribos com chefes independentes nas várias penínsulas, diferentemente da civilização egípcia, onde o imperador, um tirano que ditava as normas para os artistas se expressarem, sempre com cunho religioso, como pano de fundo a morte, com técnicas rígidas e pouca criatividade. Como a civilização grega foi moldada de uma forma mais livre e sem repressão, possibilitou ao artista criar novas possibilidades, exercendo sua liberdade para poder acertar e errar, aprimorando o senso crítico e a liberdade – elos fundamentais para desenvolvimento da consciência crítica e, consequentemente da artística.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/o-limiar-da-arte-grega-aula-no-12/#comment-79548 Wed, 16 Sep 2020 17:58:39 +0000 https://virusdaarte.net/?p=40761#comment-79548 Em resposta a Antonio Messias Costa.

Antônio Messias

Os gregos antigos, embora ligados à mitologia, enxergavam a vida de uma forma bem diferente dos egípcios, por exemplo. A crença em seus deuses mitológicos não os limitava, mas os impulsionava em busca do aperfeiçoamento. Ali também viveram os grandes filósofos, os grandes pensadores da humanidade. A arte grega foi tão importante que vários estilos que vieram depois dela a ela recorreram (e ainda recorrem).

Abraços,

Lu

]]>