Comentários sobre: O PRAZER DOENTIO DE RECLAMAR https://virusdaarte.net/o-prazer-doentio-de-reclamar/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-prazer-doentio-de-reclamar Site brasileiro especializado em arte e cultura Mon, 31 Dec 2018 17:18:44 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: Edward Chaddad https://virusdaarte.net/o-prazer-doentio-de-reclamar/#comment-74208 Mon, 31 Dec 2018 17:18:44 +0000 http://virusdaarte.net/?p=36724#comment-74208 Prezada Celina.

Seu texto lega-nos muita reflexão e nos leva a fazer até mesmo uma análise de nosso egocentrismo. É difícil, muito difícil conhecer-nos. O ego impedi o “nosce te ipsum”, pois achamos sempre que temos razão. E aí devemos nos amparar na humildade e lembrar que somos humanos, sujeitos a erros, enganos e defeitos.

A mania de reclamar, na maioria das vezes, é um desabafo. Em muitos casos pode haver até razões, mas machucam as pessoas mais íntimas. Se algum amigo se dispõe a ouvir o desabafo até que pode ser bom. Se esse amigo não existe, convém lidar com o problema, buscando soluções. Em muitos casos a reclamação não conta as imperfeições, os defeito que temos, pois lá está o ego a nos afastar da verdade, da realidade. Aí o desabafo é realmente uma reclamação que ninguém gosta de ouvir, por perceber que ela não condiz com os fatos.

A nossa luta contra o mau funcionamento da glândula pineal é muito difícil, mas devemos buscar sua melhoria. Há muitos que, para dormir e esquecer seus problemas, vão se esconder no bromazepam. Porém, não acordam descansados, dispostos a enfrentar os dramas da vida e, assim, seguem sem obter progressão. Temos que buscar com médicos a melhoria do desempenho das funções desta glândula que produz a melatonina, durante a noite. O bom é dormir em quarto escuro, sem luminosidade, pois ela não ocorre em ambiente claro.

A melatonina é importante, pois sua falta pode-nos legar muitas doenças físicas e até mentais. Inclusive é importante lembrar que a melatonina – sua escassez – pode-nos trazer distúrbios de movimentos, principalmente na velhice, quando a produção da melatonina diminui sensivelmente, traz, v. gratia, o Parkinson e demência. Assim, temos que buscar as soluções de nossos problemas com muita reflexão, auxiliados por médicos e medicamentos. Até a alimentação tem reflexos no bom ou mau desempenho desta glândula. O controle do cortisol é também importante, mas ele é alegria e prazer, por isto, pode ser regulado, mas temos que o ter presente, o que será, sem dúvida, uma barragem em nossas reclamações, pois a vida poderá ter mais prazeres do que tristezas.

Agora, finalizando, parabéns pela sua perseverança. Ela é sua grande força. Lembro, aqui, a frase de Charles Chaplin, “A persistência é o caminho do êxito”. E foi este caminho que você tomou, devagar e sempre, sem o tempo dos coelhos, mas o das tartarugas, com muita vontade de triunfar. Parabéns pelo seu texto e por sua vontade indômita em vencer suas dificuldades.

]]>