Comentários sobre: Pedro Américo – JOANA D’ARC https://virusdaarte.net/pedro-americo-joana-darc/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pedro-americo-joana-darc Site brasileiro especializado em arte e cultura Fri, 12 Aug 2022 22:29:20 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/pedro-americo-joana-darc/#comment-38744 Thu, 02 Jul 2015 02:27:47 +0000 http://virusdaarte.net/?p=18357#comment-38744 Em resposta a Edward.

Ed

Muito interessante a história dessa jovem. É por isso que ela está tão presente em muitas artes: cinema, pintura, etc. E você tem toda a razão, quando analisa os fatos sob o ângulo do machismo da época. Se ela fosse um homem, teria sido vista como um herói, já na época em que viveu. Perfeita a sua explanação. Muito obrigada!

Abraços,

Lu

]]>
Por: Edward https://virusdaarte.net/pedro-americo-joana-darc/#comment-38743 Thu, 02 Jul 2015 01:19:06 +0000 http://virusdaarte.net/?p=18357#comment-38743 Em resposta a LuDiasBH.

LuDias
Dentro do contexto da história de Joana D´Arc dá para entender que ela, vestindo-se como homem, lutando e comandando como guerreiro, acabou por desafiar, naquele tempo, os padrões sexistas e o patriarcado da época. Quis ser guerreira. Disse que ouvia vozes divinas, que lhe recomendavam frequentar a Igreja e libertar a cidade de Órleans. Chegou a convencer o rei Carlos, que lhe entregou um exército, que, sob seu comando, segundo o que é narrado, libertou a cidade do domínio inglês.

Posteriormente, em outra incursão bélica, embora presa por inimigos da França, ela foi levada à fogueira pela Igreja (é claro que o Estado apoiou) que a considerou uma bruxa e herege. Todavia, fosse um homem, poderia restar preso, mas não executada. Veja que ela, até à sua morte, usava vestes masculinas. Viveu pouco, até 19 anos. Desafiou o patriarcado ao se tornar uma guerreira, vestindo-se como homem. Segundo se afirmam, o uso de vestes masculinas foi decisivo para sua condenação à fogueira.

Há, portanto, esta interpretação dos fatos, pois o preconceito, o machismo e o patriarcado tinham regras imperdoáveis para as mulheres, que não se submetiam aos homens. Joana D´Arc é, inclusive, hoje, muito mencionada por movimentos feministas.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/pedro-americo-joana-darc/#comment-38732 Wed, 01 Jul 2015 00:56:10 +0000 http://virusdaarte.net/?p=18357#comment-38732 Em resposta a Edward.

Ed

Eu não conheço muito bem a história dessa heroína francesa. Por que você diz que:

“… foi vítima da ideia de dominância do homem sobre a mulher, na sociedade patriarcal da época, que não admitia, de forma alguma, a participação ativa das mulheres em atividades dedicadas aos homens.”?

Abraços,

Lu

]]>
Por: Edward https://virusdaarte.net/pedro-americo-joana-darc/#comment-38730 Wed, 01 Jul 2015 00:44:11 +0000 http://virusdaarte.net/?p=18357#comment-38730 LuDias
Embora Joana D´Arc tenha sido considerada heroína e, até, posteriormente, canonizada pela Igreja Católica, na verdade, foi vítima da ideia de dominância do homem sobre a mulher, na sociedade patriarcal da época, que não admitia, de forma alguma, a participação ativa das mulheres em atividades dedicadas aos homens.

Tal preconceito, apesar de tudo, existe ainda em grande número de homens, sendo hoje muito bem entendido como machismo, e, que violenta a mulher, seja literalmente, ou mesmo psicologicamente, e rouba dela seus direitos de cidadania e participação no seio de nossa sociedade. Com as graças de Deus, a feminilidade está ocupando seu lugar e a menina agora não está mais precisando de seu príncipe encantado para salvá-la, pois tem condições de se defender e ser partícipe de nossa história.

Joana D´Arc, para mim, representa a coragem e a determinação, em tempos rudimentares e muito mais difíceis, uma prematura força que desnudou a dominância do homem, uma inteligência que mostra que a mulher não é inferior ao homem. Somos iguais! Podemos ser melhores ou piores, independentemente do sexo.

Abraços

]]>