Pontormo – JOSÉ DO EGITO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

jodoe

O pintor italiano Jacopo Carucci (1494 – 1556) nasceu na cidade de Pontormo, na Toscana, apelido que viria a dotar em sua arte. Teve como mestre Leonardo da Vinci e Piero di Cosimo, vindo depois a entrar para o ateliê de Andrea del Sarto, tendo desenvolvido um estilo maneirista distinto. Em 1522 foi morar no monastério da Ordem dos Cartuxos, onde pintou uma série de afrescos, cujo tema era a Paixão e a Ressurreição de Jesus Cristo. Foi professor de seu filho adotivo Agnolo Bronzino e também colaborador de Michelangelo. Suas últimas obras receberam a influência das gravuras de Albrecht Dürer, por quem nutria grande admiração e seguiu o modelo de Michelangelo. Assim como Rosso Florentino, Pontormo tornou-se o expoente máximo do Maneirismo, com seus trabalhos dramáticos e expressivos.

A composição intitulada José do Egito é um exemplo característico da pintura florentina até o início do século XIV, mostra passagens da história de José, inseridas no Antigo Testamento (Gênesis 47: 13 e 48), tendo como pano de fundo uma paisagem fictícia e elementos arquitetônicos. Foi criado para o quarto de dormir de Pier Francesco Borgherini e Margherita Acciaioli, no Palácio Borghese, em Florença, por ocasião de suas núpcias.

Esta pintura apresenta quatro zonas principais:

  • no primeiro plano, à esquerda, José apresenta sua família ao faraó egípcio;
  • à direita, em primeiro plano, José está sentado num carro triunfal, puxado por três crianças (putti) seminuas. Ele ouve a leitura de uma mensagem, feita por um jovem ajoelhado à sua frente, e ao mesmo tempo segura uma criança (putto). Uma quinta criança, envolta num pano branco, encontra-se em cima de uma coluna, como se imitasse uma das duas estátuas presentes no espaço;
  • uma multidão curiosa, no meio das duas primeiras cenas, busca saber o que está acontecendo, cena também descrita como a multidão querendo pão;
  • mais ao fundo, no centro da pintura, algumas pessoas, escoradas em uma grande pedra, também observam a multidão em primeiro plano.

A curvatura da escada, que leva até o quarto de Jacó, situado no topo do edifício cilíndrico, tem por finalidade trazer mais tensão e drama à composição. No meio dela, José leva um de seus filhos pela mão, enquanto no topo dessa, outro filho é saudado por sua mãe. José também é visto ao lado dos filhos Efraim e Manassés, próximo à cama de seu pai Jacó, moribundo, recebendo a bênção paterna.

Ficha técnica
Ano: c. 1515/18

Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 92,7 x 110 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/pontormo-joseph-with-jacob-in-egypt

2 comentaram em “Pontormo – JOSÉ DO EGITO

  1. Adevaldo Souza

    Lu
    Linda composição de Pontormo, onde prevalece a riqueza de detalhes. Os temas bíblicos são sempre privilegiados com as pinturas mais interessantes.

    Abraço,

    Devas

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *