Comentários sobre: PROFESSOR X SEMEADOR – IDEIAS E TIRIRICAS https://virusdaarte.net/professor-x-semeador-ideias-e-tiriricas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=professor-x-semeador-ideias-e-tiriricas Site brasileiro especializado em arte e cultura Tue, 13 Jun 2017 20:18:40 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/professor-x-semeador-ideias-e-tiriricas/#comment-63093 Tue, 13 Jun 2017 20:18:40 +0000 http://virusdaarte.net/?p=32764#comment-63093 Prof. Caniato

Perfeito o seu texto. O triste é saber que:

“As cabeças dos alunos, quando chegam à escola, já trazem, em seu “solo”, uma multidão de sementes que vão “germinar” independentemente da vontade do professor e do que ele vai “semear”. Muitas dessas “sementes” já foram “semeadas” pela família e pelo meio em que vivem, desde a idade mais tenra. Muitas delas são como “ervas-daninhas”, na forma de preconceitos e outras deformações.”

É muito árduo o caminho dos mestres, sem falar no desprezo de que são vítimas em nosso país.

Abraços,

Lu

]]>
Por: Celina Telma Hohmann https://virusdaarte.net/professor-x-semeador-ideias-e-tiriricas/#comment-63063 Mon, 12 Jun 2017 22:52:33 +0000 http://virusdaarte.net/?p=32764#comment-63063 Prof. Caniato

Professor Paulo! Quantos deles ainda existem? Professores que realmente desejam que suas sementes germinem, mas sabem o quanto é difícil.

“– As cabeças dos alunos, quando chegam à escola, já trazem, em seu “solo”, uma multidão de sementes que vão “germinar” independentemente da vontade do professor e do que ele vai “semear”. Muitas dessas “sementes” já foram “semeadas” pela família e pelo meio em que vivem…”.

Infelizmente é assim e hoje, muito pior, pois independente do meio e dos exemplos que trazem de casa, alunos transformam-se na necessidade de ser igual aos pares de aula, ou do grupo, ou do comodismo aliado à malandragem. Pobres professores que amam a profissão! Ervas daninhas não se extirpam facilmente, compensando a naturalidade com que se expandem seja em que solo for. “Seu” Antonio deve ter-se sentido feliz em conseguir que um “professor” o compreendesse, melhor, sentindo as mesmas decepções, mas sabendo, com a observação dos sábios que é assim. Fez-se o ombro amigo na hora necessária! Outro professor dos bons para ser lembrado!

É! A vida e suas brotadas! Temos ouvido e aprendido que tudo o que plantamos colhemos. Será? Provou-se que por vezes colhe-se, mas com um infinito esperar, pois a praga, viçosa e perene sempre estará enraizada, difícil de extirpar-lhe por completo a capacidade de vicejar. Assim também, nossa cabeça é o solo propício para o tirirical tomar posse com força e pompa! Preconceitos, o não perceber, o não ajudar, o não querer mudar, a acomodação frente ao que nos parece correto e nem sempre o é…

E se sondarmos a fundo nosso interior, mesmo a contragosto, perceberemos que temos, ainda que neguemos, uma plantação de “tiriricas”, que senão semeada por outros, o foi por nós mesmos. Nossa capacidade em ser perfeitos ainda não foi trabalhada. Podemos ser bons, e alguns o são extremamente bons, mas que atire a primeira pedra o que não carrega dentro de si algumas sementinhas da tiririca. Confesso, meio que envergonhada, da minha cabeça daria para sustentar um gado faminto por um dia inteiro, mesmo que o negue! E o solo nem é tão propício, mas a tal está ali, prontinha para a brota!

Fez-nos repensar, professor! Mais uma vez, um texto, uma história e aquele sopro valente em nossas preguiçosas convicções!

]]>
Por: Adevaldo Souza https://virusdaarte.net/professor-x-semeador-ideias-e-tiriricas/#comment-63059 Mon, 12 Jun 2017 20:31:47 +0000 http://virusdaarte.net/?p=32764#comment-63059 Lu
Muito bonito e ilustrativo o texto do Prof. Rodolpho Caniato.

O Brasil está recheado de tiriricas que foram semeadas ao logo dos anos e hoje estão enraizadas. Será que o professor tem uma receita para exterminá-las? Que instrumentos usar?
Abraço,

Devas

]]>